Professores lançam livro sobre Emilio Hinko, húngaro que escolheu Fortaleza como morada
Por Redação - Conexão085
Nesta sexta-feira (3), a partir das 17h, no restaurante Cantinho do Frango, os professores e arquitetos Romeu Duarte e Domingos Linheiro lançam o livro “Emílio Hinko, arquiteto – o último eclético: arquitetura e poder em Fortaleza”.
A obra aborda a vida e a obra do ilustre profissional húngaro que fixou residência em Fortaleza e desenvolveu obras que contam um pouco da história da capital, entre elas o Hospital de Messejana, a Base Aérea de Fortaleza, a Igreja das Irmãs Missionárias e a sede do clube Náutico Atlético Cearense.
O livro trata da intensa participação de Hinko no ambiente da arquitetura e da construção civil fortalezense durante mais de 50 anos, quando produziu obras de vulto, prova de sua íntima relação com as elites políticas e econômicas locais. A obra conta com ilustrações do arquiteto e urbanista Domingos Linheiro.
A publicação tem como objetivo lançar luz sobre personagens relevantes, porém esquecidos, desconhecidos ou desvalorizados, da nossa arquitetura, bem como dar voz a outros pesquisadores cearenses, destacando a importância dos seus estudos sobre esse assunto.
Durante o lançamento, haverá também a exibição do documentário homônimo, do diretor Roberto Bonfim. A parte musical ficará a cargo do show do M&M Duo, formado pelos músicos Marco Aurélio Holanda e Marcelo Justa. No repertório, os clássicos da música country e do blues. O restaurante e espaço cultural Cantinho do Frango é referência por sua culinária inovadora e por sua programação de qualidade e eclética.
Serviço
Lançamento do livro “Emílio Hinko, arquiteto – o último eclético: arquitetura e poder em Fortaleza”
Data: 3 de dezembro, às 17h
Local: Cantinho do Frango
Rua Torres Câmara, 71 – Aldeota
3 de dezembro de 2021 às 12:00