Prefeitura faz parcerias com países de língua portuguesa para ações de desenvolvimento urbano sustentável

Por Redação - Conexão085

Foto: Vitor Paladini/Unsplash

A Prefeitura de Fortaleza está estabelecendo diversas parcerias com países de língua portuguesa para realizar ações nas áreas de turismo, mobilidade urbana, saúde e meio ambiente com foco na sustentabilidade. O vice-prefeito de Fortaleza e superintendente do Instituto de Planejamento (Iplanfor), Élcio Batista, representará o município nos acordos que serão firmados entre os dias 16 e 25 de fevereiro em Portugal, Moçambique e Angola.

Os acordos são frutos de diálogos iniciados na XXXIX Assembleia Geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), que Fortaleza recebeu em novembro de 2023. “Fortaleza vem se destacando como uma metrópole mundial, na vanguarda em muitas áreas e com foco no desenvolvimento urbano sustentável. Estreitar essa comunicação institucional com cidades da Europa e da África é mais um passo que damos rumo a uma transformação integrada, seja no Brasil ou no exterior”, afirma Élcio Batista.

O vice-prefeito e a assessora de Assuntos Institucionais da Prefeitura de Fortaleza, Joana Nogueira, participam na sexta-feira (16), em Lisboa, de reunião com a Embaixada no Brasil em Portugal. Em seguida, assinam acordo de cooperação na área de mobilidade urbana entre as duas cidades, com a presença do vice-prefeito da capital portuguesa, Felipe Anacoreta.

A partir desta segunda-feira (19), em Maputo, capital de Moçambique, Élcio Batista se reunirá com várias entidades, para apresentar iniciativas desenvolvidas pela Prefeitura de Fortaleza, como os postos de saúde itinerantes e os tuk-tuks dos remédios, que fazem parte do programa Vem Saúde.

A rodada de acordos com os países lusófonos segue em Luanda, capital de Angola, e, por fim em Portugal, na cidade de Sines, que está ligada a Fortaleza por uma rede de cabos de fibra óptica, conectando a América do Sul à Europa. O vice-prefeito também conhecerá o maior projeto de drenagem urbana de Lisboa para evitar alagamentos na cidade. Em Fortaleza, projetos semelhantes estão em andamento ou em fase de estudos para aumentar a resiliência climática, a exemplo do Proinfra e do Plano de Adaptação e Resiliência Climática.

18 de fevereiro de 2024 às 12:30

Banner topo prefeitura
Banner topo arvo
banner topo – Shopping Aldeota
Banner Casa Linda Flor – Banner Logo
Banner topo – Conexão085
Banner – Propaganda em Pauta
MIDDLE BANNER – SESI
MIDDLE BANNER – SENAI

Apoio e patrocinio