Prefeitura de Fortaleza participa da Assembleia Geral da ONU-Habitat em Nairóbi, capital do Quênia
Por Redação - Conexão085
O vice-prefeito e superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza, Élcio Batista e a superintendente adjunta, Larissa Menescal, participam, de segunda a sexta-feira (05 a 09/06), da Assembleia Geral da ONU-Habitat, em Nairóbi, capital do Quênia.
O encontro vai reunir representantes dos 193 estados-membros e lideranças na área da urbanização sustentável e é realizado em colaboração entre o governo do Quênia e o ONU-Habitat.
O tema para esta segunda sessão da Assembleia, aborda “Um futuro urbano sustentável, através de um multilateralismo inclusivo e eficaz: alcançando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em tempos de crise global.”
As discussões serão centradas em questões de desenvolvimento urbano sustentável, incluindo moradia acessível, ação climática urbana, resposta a crises urbanas, ação local para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e financiamento para o desenvolvimento urbano sustentável.
Fortaleza se integra ao encontro com objetivo principal de reforçar sua vontade e capacidade em sediar o 13º Fórum Urbano Mundial no ano de 2026, projeto desenvolvido pela gestão atual do Iplanfor e selecionado para a segunda fase da candidatura. O Fórum é a principal conferência global sobre urbanização sustentável, acontece de forma bianual e é convocado pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos, ONU-Habitat. Iniciado em novembro de 2022 e com previsão de encerramento em agosto deste ano, o pleito da capital cearense é conduzido pelo Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor).
Para o vice-prefeito e superintendente do Iplanfor, Élcio Batista, reconhecer a importância de estar presente em agendas globais e fazer parcerias com Instituições como a ONU-Habitat enfatiza o comprometimento da Prefeitura de Fortaleza na implementação do ODS 11, que visa a promoção de um desenvolvimento urbano mais sustentável e igualitário, assim como, reforça a vontade e a capacidade da cidade em sediar o 13º Fórum Urbano Mundial, candidatura na qual Fortaleza foi selecionada para a segunda e última fase.
“A participação no seminário é uma oportunidade valiosa para mostrar que Fortaleza é a melhor cidade para sediar o 13º Fórum Urbano Mundial, por sua capacidade de se reinventar e por seus projetos de melhorias urbanas. Essa experiência de troca com gestores públicos do mundo todo é essencial para estreitar laços e aprender com cidades engajadas no mesmo propósito”, explica Élcio.
A Assembleia Geral do ONU-Habitat é o órgão decisório de mais alto nível da ONU sobre urbanização sustentável e assentamentos humanos, composto por 193 Estados-membros. Ela ocorre a cada quatro anos. Sua primeira sessão foi realizada em 2019, também em Nairóbi.
“O encontro é uma importante plataforma para que os Estados-membros e as partes interessadas se reúnam e discutam estratégias para uma urbanização sustentável. Esperamos uma Assembleia frutífera e produtiva, que ajude a acelerar o progresso em direção aos nossos objetivos comuns de desenvolvimento urbano sustentável.” – Maimunah Mohd Sharif, Diretora Executiva do ONU-Habitat.
6 de junho de 2023 às 10:07