Porto do Pecém inaugura sua 2ª expansão; obra recebe investimento de R$ 772,8 milhões
Por Redação - Conexão085
A capacidade operacional do Porto do Pecém será ampliada com a conclusão da segunda expansão do terminal, inaugurada nesta quinta-feira (10), em São Gonçalo do Amarante. O local recebeu novos equipamentos, incluindo um novo portão de acesso, outra ponte para os píeres, e um décimo berço de atracação.
O Governo do Ceará investiu cerca de R$ 772,8 milhões nas obras. Em 2021, o terminal portuário cearense superou, pela primeira vez na sua história, a marca de 20 milhões de toneladas movimentadas. Houve um crescimento de 40,7% em relação a 2020, o que representou um recorde absoluto para o setor portuário cearense.
O Porto do Pecém se caracteriza como um terminal multicargas por movimentar granéis sólidos, granéis líquidos, contêineres e cargas em geral nos 10 berços que possui. Estrutura que o consolidou como Hub Portuário, conectado por sete linhas de cabotagem e três de longo curso.
O porto integra o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP S/A), um empreendimento conjunto formado pelo Governo do Ceará e pelo Porto de Roterdã, o maior da Europa. O CIPP é composto ainda por área industrial e ZPE.
O Complexo do Pecém também se prepara para sediar o Hub de Hidrogênio Verde. Até o momento, 15 memorandos de entendimento foram assinados para a instalação do hub, que vai oportunizar a criação de uma cadeia de produção de energias renováveis, como a solar e eólica, em diversas regiões do Ceará.
11 de fevereiro de 2022 às 11:00