Porto do Pecém é um dos vencedores do Prêmio Portos + Brasil
Por Redação 085 - Conexão085
O Porto do Pecém celebrou, na noite da última quinta-feira (23), uma importante conquista. O terminal portuário cearense foi agraciado em duas categorias na 3ª edição do Prêmio Portos + Brasil, promovido pelo Ministério da Infraestrutura para reconhecer a excelência na gestão dos portos brasileiros.
Na cerimônia, realizada em Brasília, o Porto do Pecém conquistou o 1º lugar na categoria “Crescimento da movimentação TUP – Granel Líquido”. Para se ter uma ideia, em 2021, o Pecém movimentou 3.352.255 toneladas de granel líquido, o que representou 15% de toda a sua movimentação anual.
Além disso, o terminal cearense ficou com o 3º lugar na categoria “Crescimento da movimentação TUP – Granel Sólido Mineral”. Em 2021, mais de 9,8 milhões de toneladas de granel sólido foram movimentadas no Porto do Pecém, com destaque para os combustíveis minerais e minérios, uma alta de 27% na comparação com 2020.
“Foi o esforço, o comprometimento de uma série de profissionais, das mais variadas áreas, que fez de 2021 o melhor ano da história do Porto do Pecém, com uma movimentação recorde de cargas. Um resultado histórico que nos trouxe até aqui, que coroa o trabalho do nosso time no principal Prêmio do segmento portuário no Brasil”, celebrou Danilo Serpa, presidente do Complexo do Pecém.
Recorde histórico
Em 2021, pela primeira na sua história de 20 anos, o Porto do Pecém superou a marca de 20 milhões de toneladas de cargas movimentadas em um único ano. Ao todo, 22.400.202 toneladas passaram pelo terminal portuário cearense ao longo do período, um recorde absoluto para o setor portuário do Ceará.
Com o resultado, o Porto do Pecém subiu da terceira para a segunda posição no ranking de movimentação dos portos multicargas da região Nordeste, de acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Não à toa, a quantidade de embarcações que passaram pelos berços do Pecém saltou de 648, em 2020, para 811, em 2021. Essa foi, inclusive, a maior movimentação anual de navios na história do terminal portuário cearense.
25 de junho de 2022 às 11:00