Por que a pintura é uma ferramenta para o equilíbrio da saúde mental?
Por Redação - Conexão085
Sendo uma forma de expressão criativa, a pintura é uma aliada quando o assunto é cuidado com a saúde mental. Seja para aliviar os níveis de ansiedade ou para distração, em entrevista ao Conexão 085, a psicóloga Karla Rolim explica como prática pode ser uma ferramenta terapêutica para quem busca o equilíbrio.
A pintura atua como uma ferramenta terapêutica facilitando a expressão de emoções, o processamento de traumas, redução de ansiedade, conexão social, autoestima e ainda desenvolve a resiliência. “Ela oferece um meio não-verbal para expressar sentimentos que podem ser difíceis de colocar em palavras. Essa expressão pode ajudar a processar emoções complexas, como tristeza, raiva ou alegria, contribuindo bastante com o desenvolvimento emocional e psicológico”, afirma a psicóloga.
Pintar exige concentração e atenção aos detalhes, o que pode levar a um estado de mindfulness – forma de meditação ativa que tem sido amplamente utilizada e comprovada. Dra. Karla explica que quando mente está completamente envolvida na atividade, há menos espaço para pensamentos ansiosos ou preocupações, promovendo um estado de relaxamento. Estudos também mostram que atividades artísticas podem reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, proporcionando uma sensação geral de tranquilidade. A conexão com o presente também é um excelente mecanismo. Contribui durante o ato de pintar para afastar as preocupações com o futuro.
Quais os benefícios da pintura para amenizar a ansiedade?
Através da pintura ocorre uma permissão maior da expressão emocional. Existem emoções que podem ser difíceis de verbalizar. Então, é uma técnica super útil para liberar sentimentos que estão muitas vezes inconscientes, proporcionando uma forma saudável de lidar com essas emoções. Quando nos concentramos em uma pintura, nossa atenção fica direcionada em criar algo novo e isso nos motiva e nos revela no íntimo.
A pintura pode contribuir para a construção de uma rotina mais saudável?
Incorporar a pintura na sua rotina não apenas enriquece e estimula sua vida com criatividade, mas também reduz o estresse, aumenta a autoestima, treina o cérebro para lidar melhor e com mais paciência nos desafios diários e promove um estilo de vida mais equilibrado e saudável. “Tenho uma formação em arte terapia e vejo o quanto é transformador durante o processo terapêutico a evolução do paciente quando entra em contato com essa técnica. Alguns pacientes conseguem unir criatividade e sensações que abrem portas para uma percepção maior da realidade”, finaliza a psicóloga.
17 de novembro de 2024 às 9:00