Somos um ecossistema de notícias, negócios e conexões.

Publicidade

MARQUISE INCORPORAÇÕES
DEEP – Topo
MOTA MACHADO – Topo
HOLANDA POR DULCE SILVEIRA – Topo
SHOPPING ALDEOTA – Topo
WR ENGENHARIA – Topo
MOURA DUBEUX
COLMEIA – CONSTRUTORA
SENAI – TOPO
CASA LINDA FLOR – TOPO
ICONE ELEVADORES – TOPO
BANNER SESI – TOPO
XAMPOO – TOPO

Compartilhe:

Plano Nordeste Potência: Semace recebe representantes para discutir sobre a transição energética

Foto: Divulgação/Semace
Foto: Divulgação/Semace
Foto: Divulgação/Semace

Durante esta segunda-feira (4), representantes do Plano Nordeste Potência foram recepcionados pela a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), a fim de discutir sobre a transição energética.

Durante a reunião, Carlos Alberto Mendes, titular da Semace, recebeu o documento “Salvaguardas Socioambientais para Energia Renovável”, elaborado por representantes de comunidades nordestinas e especialistas, apresentando mais de 100 recomendações para orientar os setores público e privado no estabelecimento de uma transição energética justa e inclusiva. O principal objetivo é a busca por menores impactos ambientais e sociais ocasionados por essas instalações nas comunidades.

O superintendente ressalta a satisfação em discutir a questão, que é crucial para o meio ambiente. “O estado do Ceará, sem dúvida, está realizando um trabalho bem-sucedido na política de transição de matriz energética. Temos vários empreendimentos solares, eólicos, e até o Hidrogênio Verde, sempre alinhados com os parâmetros ambientais e sociais. No entanto, é fundamental mantermos abertos ao diálogo”, afirma.

No atual momento, cerca de 188 empreendimentos solares e eólicos estão em fase de operação no Ceará.  Najara Lima, diretora de licenciamento da Semace, destaca a importância de ouvir todas as partes envolvidas durante o processo. “Durante o rito de licenciamento ambiental, são realizadas audiências públicas nas áreas dos projetos, evidenciando o compromisso de envolver as comunidades para garantir o cumprimento dos requisitos ambientais. Vale ressaltar que os grandes projetos solares e eólicos são exemplos de empreendimentos que requerem Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima)”.

O documento “Salvaguardas Socioambientais para Energia Renovável” será avaliado pelo setor de licenciamento ambiental, considerando a implementação das propostas apresentadas. O Ceará é o terceiro a receber representantes do Plano Nordeste Potência, logo após Alagoas e Pernambuco, respectivamente.

Foto: Reprodução/Governo do Estado

 

Publicidade

GRUPO DE MÍDIA CEARÁ – Final
Mercadinhos São Luiz – lado
SENAI – LADO
CASA LINDA FLOR – MEIO

VEJA
TAMBÉM