Somos um ecossistema de notícias, negócios e conexões.

Publicidade

MARQUISE INCORPORAÇÕES
DEEP – Topo
MOTA MACHADO – Topo
HOLANDA POR DULCE SILVEIRA – Topo
SHOPPING ALDEOTA – Topo
WR ENGENHARIA – Topo
MOURA DUBEUX
COLMEIA – CONSTRUTORA
SENAI – TOPO
CASA LINDA FLOR – TOPO
ICONE ELEVADORES – TOPO
BANNER SESI – TOPO
XAMPOO – TOPO
BENDITA PROMO – TOPO

Compartilhe:

Planetário de Sobral reabre para o público nesta terça-feira (20), com programação especial

O equipamento passou por uma ampla obra de requalificação e modernização. Foto: Thiago Gaspar/Gov do Ceará.
O equipamento passou por uma ampla obra de requalificação e modernização. Foto: Thiago Gaspar/Gov do Ceará.
O equipamento passou por uma ampla obra de requalificação e modernização. Foto: Thiago Gaspar/Gov do Ceará.

Depois de passar por uma ampla obra de requalificação e modernização dos seus espaços, o Planetário de Sobral está de portas abertas para o público em geral, contando com uma programação especial nesta semana.

O equipamento promove divulgação científica e recebe visitas de estudantes e turistas. Estarão em exibição espetáculos científicos, com projeções virtuais sobre da superfície da Terra, paisagens geográficas, além de espetáculos musicais.

As apresentações em cartaz são: O Segredo do Foguete de Papelão; Origens da Vida; Astronomitos; Dois Pedacinhos de Vidro; Explorando o Universo – Sondando os Céus com o Galileu; e shows musicais do Led Zeppelin e U2.

O público poderá assistir às exibições gratuitamente, de terça a sexta-feira, com sessões às 18h30 e às 19h30. Por questões de segurança, não é aconselhado que crianças menores de cinco anos de idade estejam presentes nos momentos das experiências.

Inaugurado em maio de 2015, o Planetário de Sobral é equipado com um projetor planetário e um projetor digital, ambos da fabricante alemã Carl Zeiss, tem uma cúpula de projeção de 10 metros de diâmetro e conta com 79 assentos, sendo dois para cadeirantes.

Em abril de 2022, o Planetário de Sobral passou por uma modernização. O novo equipamento utiliza inteligência artificial e opera em terceira dimensão, possuindo ainda resolução 4K, uma das mais modernas do mercado atualmente.

Foram investidos cerca de R$ 12 milhões na compra de um projetor digital modelo Spacegate, da marca Zeiss e de um museu interativo. Os aparelhos foram adquiridos pelo Governo do Estado, com recursos captados por meio do Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec II), junto ao banco europeu MLW Intermed.

Confira a programação da semana:

Terça-feira (20/12)
18h30 – O Segredo do Foguete de Papelão
19h30 – Origens da Vida

Quarta-feira (21/12)
18h30 – Astronomitos
19h30 – Dois Pedacinhos de Vidro

Quinta-feira (22/12)
18h30 – Limite
19h30 – Led Zeppelin

Sexta-feira (23/12)
18h30 – Explorando o Universo – Sondando os Céus com o Galileu
19h30 – U2

SERVIÇO
Planetário de Sobral
Rua Cel. José Inácio, S/N
Praça do Patrocínio (Centro)

Publicidade

GRUPO DE MÍDIA CEARÁ – Final
Mercadinhos São Luiz – lado
SENAI – LADO
CASA LINDA FLOR – MEIO

VEJA
TAMBÉM