Pinacoteca do Ceará abre as portas ao povo cearense na Estação das Artes
Por Redação - Conexão085
Com 9.275 metros quadrados de área total, a Pinacoteca do Ceará, um novo museu público do Governo do Ceará, foi inaugurado e entregue ao povo cearense neste sábado (3).
A Pinacoteca é mais um equipamento cultural a compor o Complexo Estação das Artes, assim como Mercado AlimentaCE, Estação das Artes, Centro de Design e Museu Ferroviário.
O prédio localizado na Praça da Estação é composto por grandes áreas expositivas para mostras de longa e curta duração.
Exposições
O espaço vai abrir com a mostra “Bonito para Chover”, um conjunto de três exposições de longa duração. A grande mostra apresenta um total de 982 obras no espaço, sendo 759 obras do acervo da Pinacoteca do Ceará e 223 de outras coleções.
Entre as exposições está a “Amar se Aprende Amando”, com curadoria de Bitu Cassundé e curadoria adjunta de Chico Porto, sobre o centenário de nascimento do cearense Antonio Bandeira.
A mostra é composto ainda pela exposição “No Lápis da Vida não Tem Borracha”, abordando o centenário de nascimento do artista cearense Aldemir Martins, com curadoria de Rosely Nakagawa e curadoria adjunta de Waléria Américo.
A última é “Se Arar”, lançando um olhar sobre a história da arte no Ceará, a partir de obras que integram o acervo do Governo do Estado, com curadoria de Cecília Bedê, Herbert Rolim, Lucas Dilacerda, Maria Macedo e Adriana Botelho.
SERVIÇO
Pinacoteca do Ceará
No Complexo Cultural Estação das Artes
Rua Dr. João Moreira, 540, Centro
Entrada gratuita
4 de dezembro de 2022 às 13:07