Pianista Ilka Araújo apresenta recital palestra no Teatro Celina Queiroz
Por Redação 085 - Conexão085
O projeto Recitais de Piano – Teatro Celina Queiroz da Universidade de Fortaleza – instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz – apresenta, no dia 15 de junho, às 20h, o recital “O Desconhecido Dentro do Conhecido” da pianista Ilka Araújo. Os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla por R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia).
O espetáculo é definido como recital palestra porque a artista fala sobre as peças e artistas para que o público fique engajado, entenda melhor o que está sendo apresentado. “Música é uma coisa muito abstrata, principalmente a instrumental, que não tem letra, então às vezes a gente precisa fazer algumas referências para que a plateia entenda a mensagem daquela música, da peça”, explica Ilka.
O tema do recital é “Desconhecido Dentro do Conhecido” porque muitos desses artistas são conhecidos, com estilos também já conhecidos pelos musicólogos e pelos estudantes de música, mas, na apresentação, para cada um deles, Ilka traz algo desconhecido do estilo desses compositores. Ao mesmo tempo, segundo a pianista, a coletânea de peças que ela organizou para esse recital traz quase como um subtítulo “Memórias”, pois todas as peças são relacionadas a algum ponto histórico, tanto dos compositores em si, como da pianista.
“Todas as peças têm conexão uma com a outra, e trazem diferentes momentos da história, como se fosse realmente uma recapitulação de memórias. Inclusive, na peça do Liduino Pitombeira intitulada a suíte Fortaleza, que faz parte do programa do recital e foi composta para mim nesse semestre, cada um dos movimentos descreve um bairro de Fortaleza que tem significância para ele ou para mim. Foi meio uma analogia que ele construiu quando estava fazendo as peças, então fica de uma maneira curiosa”, detalha a artista.
O projeto Recitais de Piano apresenta pianistas renomados internacionais, nacionais e locais, utilizando como instrumento o piano Steinway & Sons da Unifor. As apresentações destinam-se a apreciadores de música clássica e público em geral.
8 de junho de 2024 às 17:00