Pequenos negócios online faturaram R$190 milhões em 2023 no Ceará
Por Redação - Conexão085
O empreendedorismo digital segue em evidência no Brasil e no Ceará. Nesse cenário, os pequenos negócios que optam por investir na divulgação de produtos e serviços pela internet segue avançando. Em 2023, por exemplo, as pequenas e médias empresas online do Ceará faturaram R$ 190 milhões, o equivalente a 26% a mais que o montante alcançado no ano imediatamente anterior. No período foram vendidos 5 milhões de produtos, superando a quantidade do ano anterior em 25%.
Os dados inéditos são da 9ª edição do NuvemCommerce, estudo anual sobre o e-commerce e o empreendedor brasileiro no ambiente digital, realizado pela Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais que é líder na América Latina.
O volume significativo de faturamento também está relacionado ao ticket médio de R$ 302,30, acima do nacional (R$ 213,80). Os segmentos que mais venderam no estado do Ceará foram: Moda (R$ 141 milhões), Arte (R$ 3,2 milhões) e Acessórios (R$ 2,9 milhões). Em todo o Brasil, as pequenas e médias empresas online faturaram R$3,3 bilhões em 2023, valor 22% maior que o atingido em 2022. No ano, foram vendidos 55,5 milhões de produtos, superando a quantidade do ano anterior em mais de 19%.
“Eventos e tendências de consumo como estes impactam a economia e são grandes oportunidades para alavancar as vendas, além das tradicionais datas comemorativas. Estar atento às oportunidades que surgem nas redes sociais e às tendências das plataformas são ações fundamentais para quem espera alcançar seus objetivos vendendo online”, destacou Marcela Orlandi, gerente sênior de Sucesso do Cliente da Nuvemshop.
Para Marcela Orlandi, as PMEs do varejo online souberam aproveitar estrategicamente as movimentações do mercado em relação a lançamentos de filmes, como Barbie, e shows internacionais, como Taylor Swift.
O NuvemCommerce é o estudo anual da Nuvemshop que apresenta um panorama das principais características, desafios e estratégias dos micro, pequenos e médios negócios brasileiros, bem como grandes marcas, que vendem online com loja própria. Além de promover a democratização desses dados, o material indica as principais tendências do e-commerce, apoiando empreendedores de todo o Brasil a tomar as melhores decisões para seu negócio digital. A 9ª edição, publicada em 2024, foi realizada através de pesquisa qualitativa e quantitativa com mais de 1.900 empreendedores brasileiros que utilizam a plataforma da Nuvemshop.
Levantamento realizado pelo Sebrae aponta que as plataformas mais usadas pelos pequenos negócios para fazer negócio são WhatsApp (56%), Instagram (43%) e Facebook (23%). Ainda segundo o levantamento, aproximadamente 70% das micro e pequenas empresas brasileiras usam ferramentas digitais para realizar vendas. Por isso, o comércio digital se impôs e atualmente já responde, em média, por mais de 40% do faturamento de microempreendedores individuais.
“É extremamente positivo observar o crescimento significativo do desempenho dos empreendedores digitais no Ceará em 2023, refletido pelo aumento de 26% no faturamento das pequenas e médias empresas online. Esse crescimento robusto, evidenciado pelos dados da 9ª edição do Nuvem Commerce, é um testemunho da resiliência e adaptação do setor diante dos desafios econômicos. O incremento nas vendas de produtos em 25% é um indicador sólido da força do comércio eletrônico na região. Como presidente da entidade representante das empresas de contabilidade, reforço a importância da gestão financeira sólida e da assessoria contábil para sustentar esse crescimento, garantindo a continuidade do sucesso desses empreendedores digitais”, destacou Carlos Átila, presidente do Sescap CE/Fenacon.
Ainda segundo Carlos Átila, presidente do Sescap CE/Fenacon, é importante ressaltar que temos a necessidade de manter políticas públicas fiscais, que possam incentivar o ambiente econômico para os negócios.
15 de janeiro de 2024 às 10:37