Pequenos negócios geraram quase 70% dos empregos formais do Ceará no 1º semestre

Por Redação - Conexão085

Nenhuma imagem cadastrada

As micro e pequenas empresas (MPEs) foram responsáveis pela geração de 19.849 empregos formais no Ceará no acumulado de janeiro a junho deste ano. Isso corresponde a 69,03% do total de 28.753 empregos com carteira assinada criados no estado neste período.

Já as médias e grandes empresas contribuíram com um saldo de 8.231 empregos. É o que aponta o levantamento feito pelo Sebrae, a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgado pelo Ministério da Economia.

Mais uma vez, o destaque ficou para os pequenos negócios do setor de Serviços, que nos primeiros seis meses do ano geraram um total de 12.332 empregos formais no Ceará. Em seguida aparecem a Construção Civil, com 4.473 e a Indústria da Transformação com 1.351.

Para o analista da Unidade de Inteligência Estratégica do Sebrae/CE, Felipe Melo, os números mostram que mantemos o ritmo positivo de recuperação de emprego e renda no Estado, desta vez num movimento acompanhado pelas empresas de médio de grande porte.

“A virada do semestre marca a decisão estatística desse ritmo e, a manutenção de Fortaleza no top 4 das capitais que mais geram emprego demonstra a capacidade do empreendedor cearense de se reinventar”.

Balanço de junho

Somente no mês de junho, as MPEs tiveram um saldo positivo de 6.009 empregos com carteira assinada no território cearense, contribuindo com 62,56% dos 9.605 postos de trabalho formais criados no estado neste período.

Este número fez com que o Ceará ficasse em segundo lugar no Nordeste em saldo de empregos formais entre os pequenos negócios durante o mês de junho, ficando atrás apenas da Bahia, onde as MPEs geraram 9.774 empregos.

Brasil

Em todo o país, as micro e pequenas empresas seguem sustentando a geração de novos postos de trabalho. O estudo do Sebrae mostra que no primeiro semestre deste ano as MPE foram responsáveis por 961,9 mil vagas de emprego (72,1% do total) no país, enquanto as médias e grandes responderam por pouco mais de 279,8 mil (21%).

16 de agosto de 2022 às 12:00

Banner topo arvo
banner topo – Shopping Aldeota
Banner Casa Linda Flor – Banner Logo
Banner topo – Conexão085
TOP BANNER – SHOPPING ALDEOTA
MIDDLE BANNER – SESI
MIDDLE BANNER – SENAI
Terrazo Shopping – Top banner
WD Passagens

Apoio e patrocinio