Patativa do Assaré é reconhecido como patrono da cultura popular do Ceará
Por Redação 085 - Conexão085

Nascido em 1909, na região da Serra de Santana, a 18 km da cidade de Assaré, Antônio Gonçalves foi criado em uma casa de taipa e perdeu a visão de um dos olhos ainda na infância. Filho de agricultores, o pequeno Antônio frequentou a escola por apenas quatro meses.
Assim como muitos sertanejos, teve uma vida bastante difícil no sertão. No entanto, sua virada de chave foi transformar os sofrimentos enfrentados na terra seca em grandes clássicos da poesia, recitando cada verso com muita maestria. Seu nome de batismo era Antônio Gonçalves da Silva, mas esse ficou apenas na certidão. Foi o escritor José de Carvalho Brito quem o apelidou de Patativa, ao associar o talento do poeta ao canto melodioso de um pássaro.
Neste mês de abril de 2025, foi aprovado na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) um projeto de lei que reconhece Patativa do Assaré como Patrono da Cultura Popular Cearense. Na justificativa do PL 135/2024, o poeta foi caracterizado como “um gigante da cultura popular nordestina”, destacando-se como poeta, compositor, cantor e improvisador.
26 de abril de 2025 às 11:00