Páscoa movimentará R$ 240 milhões no comércio de Fortaleza

Por Redação - Conexão085

Foto: Ascom Sesc

A Fecomércio Ceará, através do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), realiza, pela primeira vez, a Pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para a Páscoa. De acordo com o levantamento, 42,9% dos consumidores estão dispostos a ir às compras nessa data, com potencial de faturamento de R$ 240 milhões no comércio varejista da Capital cearense.

Esse valor coloca esta data comemorativa em um empate técnico com o Dia dos Pais, na quinta posição de maior potencial de consumo, ainda que seu impacto esteja mais concentrado nas compras de chocolates, peixes, pães e em viagens. A Tabela 1 detalha os valores de faturamento das últimas datas comemorativas pesquisadas pelo IPDC.

Tabela 1: Fortaleza – Potencial de consumo nas datas comemorativas

Em R$ milhões nominais

Data Comemorativa Ano da pesquisa Potencial de Consumo
Natal 2022 R$ 416,0
Dia das Mães 2022 R$ 346,0
Black Friday 2022 R$ 315,0
Dia das Crianças 2022 R$ 250,0
Páscoa 2023 R$ 240,0
Dia dos Pais 2022 R$ 240,0
Dia dos Namorados 2022 R$ 218,0

Fonte: IPDC/FECOMERCIO-CE

Em 2022, a compra de produtos para a Páscoa foi afetada pelo pico de inflação em alimentos, de modo que a comparação ano a ano fica prejudicada, mas os dados da pesquisa mostram o crescimento da importância desta data comemorativa para a atividade econômica, com reflexos na produção e na geração de empregos.

A pesquisa também revela que, por se tratar de um feriado mais longo e que coincide com o período de chuvas no Estado, a Páscoa movimenta o turismo local, com uma parcela expressiva de pessoas viajando para o interior e para as praias. Neste ano, 21,1% dos entrevistados pretendem viajar na Semana Santa, sendo o Sertão o destino mais citado, com 44,6% das respostas, seguido do Litoral e Praias Cearenses (29,9%) e Região Serrana (21,4% das respostas).

A combinação de disposição para o consumo e a expressiva quantidade de pessoas desejando viajar reiteram a melhora de confiança do consumidor, identificada nas pesquisas sistemáticas do IPDC, criando uma perspectiva favorável para o setor terciário, ainda que resistam as pressões do elevado endividamento e impactos da inflação no poder de compra do cearense.

Compras

Neste ano, 42,9% dos entrevistados afirmaram o desejo de ir às compras para a Páscoa e Semana Santa. O perfil dos entrevistados que respondeu afirmativamente sobre a intenção de compras mostra preponderância dos consumidores do sexo masculino (47,3%), do grupo etário com idade entre 21 e 35 anos (49,7%) e com renda familiar mensal acima de dez salários-mínimos (68,9%).

O consumidor pretende gastar, em média, R$ 317 com as compras para a Páscoa, sendo que potencial de consumo é maior no grupo dos consumidores do sexo masculino (com gasto médio total de R$ 336), do estrato com idade acima de 36 anos (R$ 357) e com renda média mensal familiar acima de dez salários-mínimos (R$ 684).

Na forma de pagamento há o predomínio da intenção de pagamento à vista (com dinheiro, Pix ou cartão de débito), com 69,1% das respostas, seguido do uso do cartão de crédito (42,8%). Apesar de parte expressiva dos consumidores não possuir data específica para as compras (34,6%), parcela expressiva da movimentação poderá ser observada nos últimos dias da semana, como sexta-feira (10,3%), quinta-feira (13,4%) e sábado (22,5%).

Demanda forte por chocolates

Pela natureza da data comemorativa, a preferência do consumidor se concentra nos bens de consumo imediato, com destaque para os ovos de páscoa e chocolates, como pode ser visto a seguir:

  • Ovos de Páscoa, com 68,1% de intenção de consumo;
  • Outros tipos de chocolates (46,4%);
  • Bacalhau, peixes e pescados (18,4%);
  • Pães (16,0%); e
  • Vinhos (13,6%)

Pela natureza dos itens que se deseja adquirir, os supermercados são os locais mais citados para as compras, com 43,4% de citação, seguindo pelos shopping centers (26,3%) e lojas de rua (24,6%). O comércio eletrônico será pouco utilizado, sendo citado por apenas 2,3% dos entrevistados.

24 de março de 2023 às 12:59

Banner topo arvo
banner topo – Shopping Aldeota
Banner Casa Linda Flor – Banner Logo
Banner topo – Conexão085
TOP BANNER – SHOPPING ALDEOTA
MIDDLE BANNER – SESI
MIDDLE BANNER – SENAI
Terrazo Shopping – Top banner
WD Passagens

Apoio e patrocinio