Páscoa afetiva: confira formas de fazer bacalhau para toda a família
Por Redação 085 - Conexão085
O hábito de comer bacalhau na Sexta-feira Santa chegou ao Brasil ainda na época do descobrimento, junto com a família real portuguesa. A preferência pelo pescado se refere ao fato de ser facilmente salgado e desidratado, possibilitando ser armazenado por mais tempo sem estragar. Além de ser uma deliciosa opção para quem não decide não comer carne vermelha durante a sexta-feira santa.
Para os que se preocupam com as calorias e gostam de manter a dieta, vale lembrar que o bacalhau possui baixo teor de gordura, rico em proteínas e altos teores de vitaminas A, E, B6 e B12, fósforo, cálcio, magnésio e ômega 3.
O bacalhau é um dos pratos para fazer e comer em família. Bora com a gente ver duas formas de preparar a iguaria selecionada pelo Conexão 085?
Bacalhau tradicional português
Ingredientes:
- 1 kg de batatas cozidas, espremidas;
- 1/2 kg de bacalhau, demolhado;
- Coentro a gosto ou salsinha;
- Sal a gosto;
- 1 ovo;
- 2 colheres de farinha de trigo.
Modo de preparo:
Escalde o bacalhau e desfie, tire o máximo de sal que puder escaldando e trocando a água até sair bem o sal. Uma boa dica para desfiar é pegar um pano de prato limpo, colocar o bacalhau e esfregar o pano friccionando o bacalhau, como se estivese esfregando roupas no tanque. O bacalhau fica bem desfiado. Misture todos os ingredientes. Frite os bolinhos em óleo quente, com o auxílio de uma colher. A mesma receita pode ser preparada no forno em forma de gratinado, coloque essa massa em um refratário que vá ao forno, polvilhe por cima um pouco de queijo ralado, ou mussarela para gratinar, de 15 a 20 mntos de forno. Quando for à mesa, caso goste, regue com bastante azeite de boa qualidade. No caso do gratinado, melhor que o bacalhau seja em lascas.
Bacalhau com natas
Ingredientes:
- 350 g de bacalhau dessalgado;
- 125 ml de nata;
- 125 ml leite;
- 1/2 taça de vinho branco seco;
- 2 batatas grandes cortadas em rodelas finas;
- 4 colheres (sopa) de azeite;
- 1 cebola média cortada em meia lua;
- 2 dentes de alho picado;
- 2 colheres (sopa) de manteiga;
- 3 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo;
- 50 g de parmesão ralado de boa qualidade;
- 1 folha de louro;
- Noz moscada, pimenta-do-reino e sal a gosto.
Modo de Preparo:
Coloque água em uma panela e leve ao fogo para ferver, acrescente uma pitada de sal e coloque as batatas em rodelas para pré-cozer por 5 minutos, não deixando ficar mole. Em seguida, escorra e passe pela água corrente para interromper o cozimento. Escorra bem e leve para fritar em óleo, fritando até começar a mudar de cor (não deixar dourar, ela deve ficar macia, mas consistente). Seque sob papel toalha e reserve. Coloque o bacalhau em uma panela, cubra com água e deixar ferver por 10 a 15 minutos. Escorra o bacalhau e desfie grosseiramente, reservando a água.
2 de abril de 2021 às 9:54