Outubro Rosa: Castração é a principal forma de prevenir câncer de mama em pets

Por Redação - Conexão085

Três unidades do VetMóvel participam de mutirão de castração em Fortaleza. Foto: Thiago Gaspar/PMF.

Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), 45% das cadelas podem ser acometidas com o câncer de mama, enquanto 30% das gatas podem ser diagnosticadas com a doença.

Nas fêmeas, o aparecimento de qualquer nódulo na região mamária ou aumento das mamas deve ser sinal de alerta. Quando a doença está mais avançada, o animal pode apresentar também apatia, perda de apetite e emagrecimento.

Assim como existe o autoexame para as mulheres, para os pets o toque é um aliado fundamental para identificar o câncer ainda no começo. Para isso, o tutor deve colocar a cadela ou gata de barriga pra cima e apalpar a região mamária com movimentos circulares.

Ainda assim, a castração é a principal forma de prevenir o câncer de mama nas fêmeas, além de evitar outras doenças e ninhadas indesejadas. Em Fortaleza, há um mutirão de castração em andamento em três unidades do VetMóvel.

Fatores de risco

De acordo com o oncologista veterinário Isaac Airam, que atua na Clínica Veterinária Jacó, da Prefeitura de Fortaleza, um dos maiores fatores de risco para o desenvolvimento da doença nas cadelas e gatas é o uso de anticoncepcional.

“É uma medicação de uso indevido em animais, que estimula tecidos glandulares e pode predispor a neoplasias futuras. Mesmo que a aplicação seja com dois anos, pode influenciar diretamente quando a fêmea tiver seis ou sete anos”, atenta.

Outros fatores de risco são a castração tardia e a idade do pet, pois animais idosos têm maior predisposição ao câncer.

Mutirão em Fortaleza

Como parte da programação da campanha do Outubro Rosa, neste mês, o VetMóvel, equipamento da Prefeitura de Fortaleza gerenciado pela Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa), realiza um mutirão de castração de cadelas e gatas.

Três das quatro unidades do projeto ficarão voltadas exclusivamente para a campanha, que se estenderá ao longo de todo o mês. A capacidade semanal de castração é de até 300 animais.

“Entramos no Outubro Rosa lembrando aos tutores de cadelas e gatas que a prevenção do câncer por meio da castração é imprescindível. A cirurgia é simples e está disponível na rede pública por meio do VetMóvel. Basta fazer o cadastro e aguardar o agendamento”, destaca o secretário de Proteção e Bem-Estar Animal, Marcel Girão.

Duas das unidades itinerantes, atualmente nos bairros João XXIII e Sapiranga, e a unidade fixa do bairro Passaré estarão voltadas para a campanha. Enquanto isso, o VetMóvel continuará atendendo a cada semana ONGs e protetores de animais.

Atendimento no VetMóvel

Para solicitar a castração de cães e gatos no VetMóvel é preciso realizar, inicialmente, um cadastro pelo telefone 156 (opção 6). Após o cadastro, basta aguardar a equipe da Coepa entrar em contato para agendamento.

Cães agendados devem estar banhados, sem carrapatos e com guia e focinheira, enquanto gatos devem ser levados dentro de caixas de transporte.

No caso das consultas, são distribuídas fichas para atendimento no turno da manhã e da tarde. Para ser atendido no VetMóvel, é necessário portar RG, CPF e comprovante de endereço da cidade de Fortaleza.

O projeto ultrapassa 166 mil atividades realizadas, incluindo mais de 33 mil castrações, 29 mil consultas, 24 mil vacinas antirrábicas aplicadas, 15 mil exames de triagem de calazar, 54 mil materiais educativos distribuídos e 3 mil microchips aplicados. No momento, o VetMóvel realiza consultas, castração e vacinação antirrábica.

Benefícios da castração para as fêmeas

– Evita ninhadas indesejadas e, consequentemente, o abandono;
– Não há mais cio (as cadelas param de sangrar a cada seis meses e atrair machos; as gatas param de miar durante a madrugada e atrair gatos);
– Previne o câncer de mama, de ovário, infecções uterinas e doenças venéreas;
– Evita gestação psicológica.

SERVIÇO
VetMóvel no bairro Sapiranga
Consultas diárias e castrações sob agendamento, realizado exclusivamente pelo telefone 156
Funcionamento: segunda a sexta-feira
Horário: das 8h às 12h e das 13h às 17h
Local: Praça do Conjunto Alvorada (Avenida Eng. Leal Lima Verde s/n – Sapiranga)

VetMóvel no bairro João XXIII
Consultas diárias e castrações sob agendamento, realizado exclusivamente pelo telefone 156
Funcionamento: segunda a sexta-feira
Horário: das 7h30 às 12h e das 13h às 16h
Local: estacionamento externo do Centro de Formação e Desenvolvimento para os Profissionais da Educação do Estado do Ceará – FormaCE (Avenida Porto Velho, 401 – João XXIII)

VetMóvel no bairro Passaré
Apenas castrações sob agendamento, realizado exclusivamente pelo telefone 156
Local: ao lado da Clínica Veterinária de Fortaleza – Jacó – Avenida dos Paroaras, 60 (esquina com a Avenida da Saudade) – Passaré

Clínica Veterinária de Fortaleza – Jacó
Funcionamento: segunda a sexta-feira
Horário: das 8h às 17h*
Local: Avenida dos Paroaras, 60 (esquina com a Avenida da Saudade) – Passaré
*Casos de emergência são atendidos até 15h após avaliação veterinária

Contatos: (85) 3272-3356 ou (85) 3472-3005 – Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa)

6 de outubro de 2022 às 12:00

Banner topo arvo
banner topo – Shopping Aldeota
Banner Casa Linda Flor – Banner Logo
Banner topo – Conexão085
TOP BANNER – SHOPPING ALDEOTA
MIDDLE BANNER – SESI
MIDDLE BANNER – SENAI
Terrazo Shopping – Top banner
WD Passagens

Apoio e patrocinio