O Hospital Oto Aldeota realizou, na última quarta-feira (16), a primeira cirurgia de revascularização do miocárdio com tecnologia robótica no Ceará, consolidando um novo avanço no tratamento das doenças cardiovasculares no Estado. O procedimento foi conduzido com o auxílio do sistema robótico Da Vinci X, uma das plataformas mais avançadas do mundo para cirurgias minimamente invasivas.
A cirurgia foi realizada por meio de pequenos orifícios no tórax, com o uso de braços robóticos e microcâmera de alta definição. A tecnologia proporciona visão tridimensional ampliada, maior precisão nos movimentos e filtragem de tremores, permitindo ao cirurgião atuar com controle técnico superior a partir de um console, enquanto a equipe multiprofissional acompanha o procedimento em tempo real.
Indicada principalmente para pacientes com obstruções nas artérias coronárias, a revascularização do miocárdio é um dos procedimentos mais realizados no mundo para o tratamento da doença arterial coronariana. Tradicionalmente feita por meio de cirurgia aberta, a abordagem robótica surge como alternativa menos invasiva, reduzindo o impacto cirúrgico, o tempo de internação e favorecendo uma recuperação mais rápida.
O avanço ocorre em um cenário em que as doenças cardiovasculares seguem como a principal causa de morte no Brasil, exigindo constante evolução tecnológica e assistencial. A incorporação da robótica representa um importante diferencial no enfrentamento de quadros complexos, ampliando a segurança e a previsibilidade dos resultados.
De acordo com o cirurgião cardiovascular Dr. Milanez, responsável pelo procedimento, a realização representa um marco na evolução da especialidade no Estado. “Com o uso da tecnologia, conseguimos atuar com mais precisão em procedimentos complexos, como a revascularização do miocárdio, por meio de pequenas incisões e com menor impacto ao organismo. Isso proporciona uma recuperação mais rápida, menor risco de complicações e melhores resultados para o paciente”, explica.




O procedimento dá continuidade a um marco recente da instituição. No início de março, o Hospital Oto Aldeota realizou a primeira cirurgia cardíaca robótica do Ceará, utilizando tecnologia de alta precisão com visão tridimensional e controle técnico ampliado durante toda a intervenção.
Sobre a Rede Oto
Reconhecida como uma das maiores redes de hospitais privados do Ceará, a Rede Oto reúne as unidades Oto Aldeota, Oto Meireles e Oto Santos Dumont, anteriormente conhecidas como Hospital Otoclínica, Hospital Gastroclínica e Hospital São Mateus. Além dos hospitais, a rede dispõe de pronto atendimento (Oto Sul), unidade de saúde (Oto Caucaia), núcleos de oncologia (Oto CRIO), laboratórios, centros de vacinação e diagnóstico por imagem. A instituição faz parte do grupo Kora Saúde, presente em seis estados brasileiros, com 17 hospitais em operação.




















