Os benefícios da corrida para a saúde
Os benefícios não se restringem ao corpo e também funcionam como aliados da saúde mental
Por Redação 085 - Conexão085

A corrida é uma das atividades físicas mais simples e acessíveis, mas seus benefícios para a saúde vão muito além da melhora do condicionamento físico. Por não exigir equipamentos sofisticados e poder ser praticada em diferentes ambientes, tornou-se um dos esportes mais populares do mundo. Fortaleza se destaca no cenário mundial, ficando em segundo lugar em número de praticantes, atrás apenas de Jacarta, na Indonésia.
De acordo com Leandro Gadelha, profissional de Educação Física e sócio Santitreinos Brasil, a corrida é um exercício completo e democrático. Ele explica que a prática atinge diretamente a massa óssea, a circulação, o sistema cardiovascular e também favorece o ganho de massa muscular e o equilíbrio hormonal. Para isso, é importante aliar os treinos a uma dieta. “Não adianta você passar o dia correndo se você se alimentar errado. Não tem como a gente disputar com comida, né? Não tem como você querer fazer uma maratona e comer errado”, pontua.
Os benefícios não se restringem ao corpo. A corrida também se tornou uma grande aliada da saúde mental. Pesquisas mostram que a atividade ajuda a reduzir o estresse, combater a ansiedade e até prevenir quadros de depressão. Para Gadelha, esse impacto é cada vez mais evidente: “Eu até brinco dizendo que existe uma epidemia de saúde mental no planeta todo. A corrida virou um método, junto com psicólogos, psiquiatras e tratamentos farmacológicos ou não, contra a depressão, a ansiedade e diversos distúrbios. Muita gente hoje corre em busca, em primeiro lugar, da saúde mental”, afirma.
Apesar de assumir a contribuição para o aumento do gasto calórico e energético, o profissional alerta que a corrida não é a atividade número um para perder peso. “Apesar de eu trabalhar com corrida de rua, ela não é o top 1. Muita gente não tem coragem de falar isso. O principal é o treino de força, a construção de massa muscular balanceada com a dieta. Isso ajuda a acelerar o metabolismo e potencializa a perda de peso, muito mais rápido do que qualquer outro esporte”, explica.
Para ele, crescimento da corrida nos últimos anos também está ligado ao contexto da pandemia. “O boom da corrida nesses últimos anos veio muito graças à pandemia. Depois dos lockdowns, muita gente deu oportunidade ao ar livre. E como a corrida é o mais acessível, acabou conquistando quem nunca tinha experimentado a sensação de correr fora da academia ou da esteira”, lembra o personal.
Segundo Gadelha, os motivos para correr hoje são diversos: alguns buscam performance, outros querem perder peso, melhorar a saúde mental, socializar, ou até usar o esporte como forma de espiritualidade ou lazer. “Seja correr rezando, seja para arranjar um namorado ou namorada, seja para registrar fotos e vídeos, existem muitos objetivos e públicos diferentes na corrida que antigamente não existiam”, conclui.
27 de setembro de 2025 às 9:00