Página Interna

#OLadoBomDoCeará: Conheça o município de Guaramiranga, a Suíça Cearense

Uma cidade pitoresca, charmosa, histórica, super-romântica e rodeada de muito verde. Assim é Guaramiranga, a conhecida Suíça Cearense. Localizada na região serrana do estado, a cidade fica na Área de Proteção Ambiental da Serra de Baturité e conta com cachoeiras, rios e trilhas. O município fica a aproximadamente 106 km de Fortaleza.

Guaramiranga é muito procurada por aqueles que querem fugir do agito no período do Carnaval. A cidade oferece desde as belezas naturais da Mata Atlântica até as arquitetônicas e delícias da culinária local.

O clima da Suíça Cearense é ameno com temperaturas que ficam entre 14ºC e 25ºC durante o ano inteiro, mas para quem deseja aproveitar o verdadeiro frio, com direito a fondue ou chocolate quente, é bom viajar nos meses de junho e julho.

Entre as atrações turísticas está a Serra de Guaramiranga, onde a área preservada da Mata Atlântica se encontra, com um clima mais frio e úmido, assim como as lindas flores que ali florescem.

Outro atrativo é o Pico Alto, que tem um pouco mais de 1,1 mil metros, a maior altitude da região. Do topo dá para visualizar toda a paisagem do Maciço de Baturité. Além disso, também dá para avistar as belezas das dunas cearenses e do característico sertão nordestino.

E os fãs do ecoturismo precisam conhecer o Parque das Trilhas. Com cerca de 3,5 km de extensão, esse local conta com várias opções para caminhadas ecológicas, que podem durar de 30 a até 90 minutos. Além disso, ainda é possível encontrar pequenas piscinas de pedras, locais de plantação de café, tirolesa e ponte de três cordas.

No lado arquitetônico está o Mosteiro dos Jesuítas, uma das construções mais antigas da região. Além da bela construção de pedra, há também a encantadora capela do Sagrado Coração de Jesus. Um grande atrativo do Mosteiro é o mirante que possibilita visão única para a região.

Outro ponto muito procurado é o Mirante da Linha da Serra. No topo da serra se encontra o Santuário de Fátima, que tem uma imagem da santa com mais de 27 metros de altura.

Para as famílias, uma ótima opção é o Parque Handara. O local conta com várias atividades ecológicas direcionadas para as crianças, como tirolesas, pedalinhos e pula-pula, assim como trilhas para os mais agitados e para os adultos.

Guaramiranga também possui cachoeiras como a Cachoeira do Perigo, que possui uma queda d’água de aproximadamente 70 metros. O local oferece uma paisagem natural belíssima e águas refrescantes para o banho. Outra opção é o Parque das Cachoeiras, que apresenta diversas quedas d’água, e a maioria delas tem as condições ideais para o banho. O Parque também oferece um ambiente cheio de muito verde e paisagem natural.

A gastronomia na cidade é outro atrativo. Um dos pontos altos são as bebidas quentes, devido às baixas temperaturas. Aliás, há diversos cafés que oferecem chocolate quente, fondue, vinhos e doces para os visitantes. Os restaurantes oferecem diferentes pratos, que vão desde a culinária nordestina tradicional a receitas mais rústicas.

Com tantos atributos, a Suíça Cearense, com certeza, é um local que merece ser visitado a qualquer momento.

Topo Logo

Apoio e patrocinio