Ocupação de resorts brasileiros cresce 12% em comparação ao pré-pandemia

Por Redação 085 - Conexão085

A pesquisa revela que o Nordeste concentra 53,9% da oferta de resorts no país. Foto: Jade Queiroz/MTur.

O setor de hospedagem segue demonstrando uma recuperação significativa no país, tendência que se manteve no 3º trimestre.

Estudo da Resorts Brasil mostra que, entre julho e setembro deste ano, as propriedades alcançaram 63% de ocupação, um aumento de 12% em relação ao mesmo período de 2019, período pré-pandemia, quando a taxa foi de 56%.

Em relação aos segmentos, durante o 3º trimestre do ano, os resorts de praia obtiveram 65% na taxa de ocupação (6% superior a 2019) e os de interior 59% (26% maior que em 2019). A pesquisa mostra ainda que o Nordeste concentra 53,9% da oferta de resorts no país.

Dados de outubro apontam que a região tem 68 resorts, contra 35 do Sudeste, 19 no Sul, 10 no Centro-Oeste e apenas 1 na região Norte. No Ceará, 4 resorts são afiliados à Resorts Brasil, sendo três da rede Beach Park (Suítes, Wellness e Acqua) e o Dom Pedro Laguna, também em Aquiraz.

Dos resorts nordestinos, apenas um é de interior, sendo o restante resorts de praia, aproveitando as características litorâneas paradisíacas da região. Foram identificados que, atualmente, há 5 projetos futuros de Resorts, sendo dois em praias no Nordeste.

“Acredito que o maior desafio do segmento seja melhorarmos a percepção de valor do nosso produto. Sabemos que com a alta da inflação, tivemos que reajustar as tarifas e agora precisamos gerar ainda mais experiências positivas nos hóspedes para melhorar relação custo x benefício”, análise Maitê Teixeira, Gerente de Vendas do Cana Brava Resort.

Perfil de hóspedes

A nova edição aponta que o perfil dos hóspedes se manteve estável em comparação de um ano para outro. As famílias estão presentes na maioria dos resultados com percentual correspondente a 72% em 2022.

Enquanto isso, os casais representaram 15%, tanto em 2021 quanto em 2022; grupo de amigos foi de 8% no ano passado e neste também; e, hóspedes a trabalho obtiveram 1% em 2021; já em 2022 trabalho representou 4% e hóspedes 1%.

A avaliação referente às notas dos hotéis foi analisada pelos comentários dos hóspedes em plataformas de reserva, a nota média atribuída foi de 4,3 de um total de 5. Os quesitos mais bem avaliados foram localização e serviço, seguidos de limpeza e, por último, preço.

Com informações do Ministério do Turismo.

5 de novembro de 2022 às 14:00

Banner topo arvo
banner topo – Shopping Aldeota
Banner Casa Linda Flor – Banner Logo
Banner topo – Conexão085
TOP BANNER – SHOPPING ALDEOTA
MIDDLE BANNER – SESI
MIDDLE BANNER – SENAI
Terrazo Shopping – Top banner
WD Passagens
FastFarma

Apoio e patrocinio