Obras de Hidrogênio Verde e Amônia no Pecém devem começar em 2024
Por Redação - Conexão085
O secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho, recebeu o CEO da Transhydrogen Alliance, Paul Baan, e o diretor no Brasil, Mark McHugh para encontro onde foram apresentados os avanços do projeto da empresa holandesa que irá produzir Hidrogênio Verde e Amônia no Complexo do Pecém.
Os executivos mostraram detalhes do projeto que ocupará uma área na Zona de Processamento de Exportação, o que facilitará a exportação de amônia para o Porto de Roterdã. A previsão é que as obras iniciem em 2024 e a operação, em 2026.
“A prioridade é avançarmos nesses passos importantes que o Governo vem dando com foco na transição energética e, especialmente, na produção do hidrogênio verde. Queremos garantir compromissos e avançar em novos, construindo parcerias estratégicas para buscar clientes para o Pecém”, afirmou Salmito.
De acordo com o diretor da Transhydrogen no Brasil, Mark McHugh, a estimativa é produzir 2,2 milhões de toneladas de amônia verde por ano e exportar pelo Porto do Pecém para o Porto de Roterdã.
“Em Roterdã, será feita a decomposição da amônia e o hidrogênio verde abastecerá nossos clientes por meio de tubulação de gás, infraestrutura que já está pronta na Europa”, afirmou Mark.
Também participaram da reunião técnicos da secretaria executiva da Indústria da Sedet, Jorge Lima e Fernando Barros, e o futuro secretário executivo, Joaquim Rolim.
Saiba mais
Transhydrogen Alliance é um consórcio de empresas holandesas formado por Trammo, Proton Ventures GES e VARO, presentes em toda a cadeia de valor do hidrogênio / amônia verde.
Juntas, assinaram um MoU com o Governo do Ceará em outubro de 2021 para cooperação de produção e exportação de hidrogênio e principalmente amônia verde para a Europa via Roterdã. No início de fevereiro deste ano foi assinado um memorando de entendimentos com a Casa dos Ventos e Comerc Eficiência para viabilizar o projeto de produção de hidrogênio verde e amônia verde no Complexo do Pecém, no Hub de Hidrogênio Verde do Ceará.
Hub de H2V do Ceará
Desde que foi lançado, em fevereiro de 2021, o Hub de Hidrogêncio Verde do Ceará já conta com 24 memorandos assinados. O da Transhydrogen Alliance foi assinado em outubro de 2021, na Holanda, pelo então governador Camilo Santana.
Confira a relação de empresas atraídas para o Hub de Hidrogênio Verde do Pecém
Enegix Energy
QAIR
Fortescue
Neoenergia
Diferencial Energia
Eneva
H2Helium
Hytron
Engie
Transhydrogen Alliance
White Martins / Linde
Eren
AES
Cactus Energia Verde
Casa dos Ventos
Stolthaven
H2 Green Power
Comerc / Nexway
Enel Brasil
HDF
ABB
Mitsui / Caetano Bus
Alupar
EDP
17 de fevereiro de 2023 às 16:28