O processo criativo do cartunista Mino em criar obras de arte
Por Redação 085 - Conexão085
O cartunista, escritor, publicitário, poeta e artista plástico, Mino, conhecido por sua habilidade única de criar cartuns, charges e ilustrações, é considerado um dos grandes nomes do cartum e da arte cearense. Envolvendo uma intensa observação, Mino se destaca com o uso eficiente de técnicas que traduzem seus pensamentos em belas obras de arte.
O cartunista participou de uma entrevista realizada pela equipe do Conexão 085, confira mais detalhes:
Como você começa o processo criativo para criar um novo cartum? Você já tem uma ideia inicial ou ela surge ao longo do processo? “Quando você procura uma solução, uma ideia ou coisa assim, e encontra essa ideia e acha a solução, esse percurso entre a procura e o achado é que deve ser isso que você chamar de processo criativo”, conta o cartunista.
Quais são as principais fontes de inspiração para o seu trabalho? Há algo específico na vida cotidiana que você observa e transforma em arte? “Tudo inspira. Até o ato de inspirar ou expirar, contido na respiração. Desde a paisagem mais distante, ao ser humano mais próximo”, detalha Mino.
Como você escolhe o estilo visual e o tom (sério, humorístico, satírico) para cada cartum ou obra que cria? “O cartum é a arte da simplicidade, da clareza, do pensamento crítico. Poucos traços que traduzem ideias e revelam realidades elevadas ou profundas”, divulga o artista.
Como foi o processo criativo do Capitão Rapadura? Como você sente a influência positiva que esse personagem trouxe a sua carreira? “O Capitão Rapadura é o resultado palpável da mistura de todas as influências que recebi do mundo das histórias em quadrinhos”, detalha o artista.
10 de janeiro de 2024 às 15:32