Nutricionista Larah Nóbrega divulga estratégias de como o público feminino pode manter uma alimentação saudável
Por Redação 085 - Conexão085
Manter uma alimentação saudável e equilibrada pode ser um desafio para muitas mulheres, especialmente por conta da rotina corrida, com múltiplas responsabilidades diárias e as pressões sociais que impactam diretamente a relação com a comida. Visando destacar os caminhos para o público feminino manter uma alimentação saudável, a nutricionista Larah Nóbrega realizou uma entrevista ao Conexão 085 para compartilhar com o público feminino estratégias essenciais.
A respeito dos pilares de como manter alimentação equilibrada, Larah comenta “Uma alimentação saudável é aquela que acompanha nossa evolução como espécie, baseada em alimentos in natura, aqueles que não possuem lista de ingredientes, pois são o próprio ingrediente”, explica Larah.
Segundo a profissional, uma dieta equilibrada deve incluir: vegetais e frutas em quantidades moderadas; proteínas de qualidade como ovos; carnes vermelhas ou brancas; além de oleaginosas como castanhas, avelãs, macadâmia, amêndoas, nozes e castanha do Pará.
A nutricionista ressalta que quando se trata de emagrecimento, o foco não deve estar apenas na exclusão de alimentos, mas principalmente na inclusão de novos alimentos na rotina alimentar.
Em relação à importância do planejamento alimentar, Larah ressalta que o planejamento das refeições é fundamental em um cotidiano repleto de compromissos. “Vivemos em um ambiente obesogênico, onde as opções mais práticas nem sempre são as mais saudáveis. Improvisar refeições em momentos de fome aumenta significativamente a chance de escolhas inadequadas”, alerta a nutricionista.
Larah recomenda separar um dia da semana para organizar o cardápio e preparar alguns alimentos, especialmente as proteínas, que demandam mais tempo de preparo. Quanto aos lanches intermediários, devem ser consumidos apenas na presença de fome real, idealmente combinando carboidratos (como frutas); proteínas de qualidade para maior saciedade, por exemplo: fruta com iogurte, queijo ou ovos cozidos.
A nutricionista compartilha algumas opções versáteis para refeições nutritivas, como, por exemplo: omeletes recheadas com camarão ou frango; macarrão integral com carne moída ou atum ao sugo; macarrão de legumes como abobrinha e cenoura com proteínas; lasanha de abobrinha; escondidinho de abóbora com carne de sol e escondidinho de batata com frango.
Larah enfatiza que estas preparações podem ser incorporadas em estratégias de emagrecimento, desde que se considere o modo de preparo e, principalmente, as porções adequadas. “Muitas pessoas já têm uma alimentação qualitativamente boa, mas as quantidades podem não estar apropriadas. Este é um aspecto muito individual que avalio durante as consultas para desenvolver estratégias personalizadas”, finaliza a profissional.
20 de janeiro de 2025 às 17:36