Novembro Azul: especialista explica como hábitos saudáveis podem prevenir o câncer de próstata

Por Redação - Conexão085

Foto: Divulgação

A campanha “Novembro Azul” reforça a importância da conscientização e prevenção do câncer de próstata, doença que afeta milhares de homens em todo o mundo. Além dos exames de rotina e do diagnóstico precoce, os hábitos saudáveis têm sido cada vez mais reforçados como um aliado fundamental na luta contra a doença, melhorando a qualidade de vida desses pacientes adultos e idosos.

“Pesquisas já indicam que os exercícios são eficazes na melhoria da saúde metabólica desses homens, sendo o exercício aeróbico que se destaca nos resultados. A atividade física regular não apenas ajuda a manter um peso saudável, mas também contribui para a melhoria do sistema imunológico e a redução da inflamação no corpo, fatores que desempenham um papel crucial na prevenção do câncer”, destaca Júlio Cesar, coordenador do Grupo AYO.

Foto: Divulgação

Segundo o profissional, homens de todas as idades são incentivados a adotar uma rotina de exercícios físicos, que pode incluir caminhadas, corridas, musculação e outras atividades que promovam a saúde e o bem-estar.

“Adicionar a prática regular de exercícios físicos à rotina é fundamental para o controle e redução de riscos de adquirir diversas comorbidades, inclusive o câncer. Além disso, melhoram a fadiga característica da doença”, afirma.

Além da atividade física, outros hábitos saudáveis como uma dieta balanceada rica em frutas, legumes e fibras, a redução do consumo de álcool e o abandono do tabagismo também são recomendados como medidas preventivas.

“Lembrando que, além de manter uma vida ativa, a realização dos exames de rotina e consultas médicas regulares são fundamentais para a detecção precoce da doença, o que aumenta significativamente as chances de um tratamento bem-sucedido”, conclui Júlio César.

11 de novembro de 2023 às 8:30

Banner topo prefeitura
Banner topo arvo
banner topo – Shopping Aldeota
Banner Casa Linda Flor – Banner Logo
Banner topo – Conexão085
Banner – Propaganda em Pauta

Apoio e patrocinio