Mutirão de limpeza de praia reúne cerca de 150 voluntários no Poço da Draga
Por Redação - Conexão085
Com número recorde de voluntários, a comunidade do Poço da Draga recebeu, no domingo (15), cerca de 150 pessoas prontas para unir forças e participar de um mutirão de coleta de resíduos na faixa de praia.
A iniciativa foi promovida pelo Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que engaja empresas em projetos de impacto positivo para o meio ambiente e sociedade, em parceria com a ONG Nossa Iracema.
O mutirão foi o primeiro de uma série de ações de conscientização que acontecerão em 2023 em parceria com a marca de refrigerantes Sprite e a segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola no País, a Solar Coca-Cola.
Mesmo com o tempo chuvoso, os voluntários de diferentes faixas etárias encheram o Pavilhão Atlântico do Poço da Draga, o que foi considerado um número recorde segundo a ONG Nossa Iracema, que há três anos desenvolve ações similares. Divididos em três grupos de ação, a coleta contemplou toda a extensão da Praia de Iracema próxima à obra do aquário.
Os resíduos recicláveis gerados e coletados no evento foram destinados para a cooperativa Sociedade Comunitária de Reciclagem de Resíduos Sólidos do Pirambu (SOCRELP). Já os resíduos orgânicos serão compostados pela YBY Soluções Sustentáveis e o adubo doado para a agricultura familiar.
O movimento também marcou a inauguração oficial da Tartaruga Clarinha, escultura feita de cocos recolhidos na praia, assinada pelo artista plástico Carlos Careca. Além de representantes da ONG, a ocasião contou ainda com a presença de Gabriela Otero, geógrafa e coordenadora do Blue Keepers – programa de combate ao lixo no mar, ligado ao Pacto Global –, Alana Soares, coordenadora de Sustentabilidade da Solar Coca-Cola, e Cássia Vasconcelos, articuladora social e representante da comunidade do Poço da Draga.
A iniciativa que contempla seis cidades brasileiras já esteve em Recife (PE) e Salvador (BA) e parte agora para Manaus (AM), seguindo posteriormente para Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP). De acordo com a coordenadora do Blue Keepers, Fortaleza foi a capital “mais engajada” ao se comprometer com a ação. “A ideia é que todas as cidades se mobilizem, não somente para os mutirões, mas também para que reflitam de onde vêm os resíduos que acabam parando em nossos mares”, explicou Gabriela Otero.
A iniciativa marca também o engajamento da Sprite no programa Blue Keepers, que faz parte da Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil. A marca de refrigerantes recentemente mudou sua icônica garrafa verde para a transparente, reforçando o compromisso da The Coca-Cola Company por um Mundo Sem Resíduos, facilitando assim a reciclagem do material.
18 de janeiro de 2023 às 12:30