Página Interna

Museu em Caucaia celebra o Dia do Caju neste domingo

O Ceará comemora anualmente, em 12 de novembro, o Dia do Caju. Em alusão à data, será realizada neste domingo (14) uma Feira da Cajucultura no Museu do Caju, equipamento sócio cultural e ambiental na Caucaia que valoriza e promove essa cultura tão tradicional no nosso estado e no nordeste.

Com acesso gratuito, a celebração acontece das 8h às 16h na sede do equipamento, localizado na rua San Diego, 332, no Parque Guadalajara, divisa de Caucaia com Fortaleza. O visitante poderá conferir uma ampla programação cultural, com restaurante aberto ao público, atrações culturais, degustações, sorteios de brindes e feira de artesanatos e produtos derivados do caju, como doces, cajuína e vinho fermentado.

O Museu do Caju é o primeiro dedicado a essa fruta do mundo. O espaço foi criado em 2007 para promover a inclusão sociocultural, ambiental e turística. Ele ocupa uma chácara com 5 mil metros quadrados, que possui 25 tipos de árvores frutíferas, flores e três cajueiros-rei, além de outros da espécie anão precoce.

O espaço possui a Casa-Grande, que abriga parte do acervo do museu, área para exposições temporárias, oficinas de culinária e uma loja de produtos fabricados pelos produtores de caju. Contém peças importantes que ajudam a contar e a resgatar a memória e a cultura da fruta no estado.

Estabelecida em lei proposta pelo deputado estadual Manuel Duca e sancionada pelo então governador Cid Gomes, o Dia do Caju foi incluído em 2011 no Calendário Oficial do Estado. Dos 184 municípios do Ceará, cerca de 64 produzem a fruta.

Essa data nos convida a mergulhar na cultura do caju, saber da sua origem, usos e costumes. Vamos celebrar juntos?

Topo Logo

Apoio e patrocinio