Página Interna

Museu do Eclipse em Sobral ganha novo equipamento com holograma de Albert Einstein

Com 26 experimentos, o Centro Interativo de Ciências foi inaugurado nesta quinta-feira (30). Fotos: Thiago Gaspar.

Sobral recebeu, nesta quinta-feira (30), sua mais nova atração: o Centro Interativo de Ciências, que funciona dentro da estrutura do Museu do Eclipse. O espaço vai fomentar ainda mais a cultura e o turismo científico da cidade da Região Norte.

São 26 experimentos interativos com base na luz, oferecendo uma experiência mais dinâmica e imersiva para o público. Entre os aparelhos adquiridos, destaque para o Holograma de Einstein, o Leitor de Bola de Cristal, o Quebra-Cabeça a Laser e a Bicicleta de Relatividade.

As atividades interativas incluem ainda a Harpa a Laser que, conectada a um sintetizador, produz som a partir da interrupção dos feixes de luz; Raios de Luz 3D; Máquina do Olho; Holograma Especular; Luz Destilada; Interação de Ondas; Capacetes de Difração; e Fluído Birrefringente.

Os outros equipamentos são: Arco-Íris da Areia; Microondas e Luz; Microfone Laser; Pong de Buraco Negro; Lente Gravitacional; Paradoxo dos Gêmeos; Órbitas; Toque O Início do Universo (Big-Bang); Óptica Ativa; Espelho Respirante; Câmera Infravermelha; Fotografia da Gota de Água; Radiotelescópio e Empurrão no Espaço.

O Governo do Ceará apoiou a modernização do equipamento ao realizar a aquisição do novo maquinário do centro instalado no Museu do Eclipse, adquirido por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). O investimento foi de cerca de R$ 5 milhões, captados por meio do Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec II).

Outros R$94 mil foram investidos pela Prefeitura de Sobral. Para o secretário municipal de Educação, Herbert Lima, o equipamento também vai para além das questões educacionais, pois aproxima os conceitos mais abstratos da população em geral.

“Vamos possibilitar aos estudantes experimentar uma série de conceitos da Ciência, principalmente esses conceitos técnicos que envolvem a luz, experimentos científicos sobre ótica, ondulatória. Isso tem um significado importante porque vai compor o conjunto de equipamentos que fazem parte aqui do Parque da Luz. Agora temos o Planetário de Sobral, o Museu Histórico do Eclipse e, agora, o Centro Interativo para atender e disseminar cada vez mais a Ciência”, explica.

Topo Logo

Apoio e patrocinio