Museu da Fotografia celebra seis anos com exposição “Homo Sapiens” de Daniel Taveira
Por Redação - Conexão085
Em comemoração aos seis anos de criação, o Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) está com a a exposição “Homo Sapiens – o homem que sabe o que não sabe”, do fotógrafo Daniel Taveira, aberta para visitação.
São cerca de 80 fotografias feitas pelo tocantinense em diversos lugares do mundo, ressaltando manifestações culturais típicas do ser humano, que permeiam a dicotomia entre a espiritualidade e a busca pelo conhecimento de sua própria existência.
“É uma exposição que fala sobre humanidades, sobre crença, sobre rituais, sobre a ausência absoluta, esse oco que existe dentro de nós de encontrar um sentido para nossa existência”, antecipa Diógenes Moura.
Os principais locus são a Etiópia, o berço da humanidade, a multifacetada Índia e o México, em sua festa do Día de los Muertos, estendendo-se por halls que misturam fotos e textos explicativos e reflexivos.
A curadoria é de Diógenes Moura, que já esteve à frente de outras exposições, como a mais recente “Estranhamentos – fotografias de Boris Kossoy”. Para esta exposição, as peças foram especialmente pensadas para refletir sobre as diversas “humanidades”.
Fotografo Daniel Taveira
Daniel Taveira fotografa há cerca de dez anos. Para ele, a curiosidade fotográfica é um dos componentes essenciais para a cura existencial, oscilando entre o grosseiro e o sublime.
“A fotografia solidifica a realidade cruel, em outro momento retrata a falsa beleza da própria existência, onde o nosso subconsciente começa a trabalhar de forma apreciativa. Ela também tem o poder de me iludir, assim como me traumatizar, rapidamente me jogando dentro do ensurdecedor silêncio do óbvio”, afirma.
Museu da Fotografia Fortaleza
Inaugurado dia 10 de março de 2017, o MFF mantém dois andares de acervo fixo e um outro que recebe exposições temporárias. Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, mantém os projetos Museu nos Bairros e Museu no Interior, que já visitaram diversas comunidades, levando teoria e prática acerca do mundo da fotografia.
O equipamento realiza ainda uma série de ações para divulgar novos talentos e promover a fotografia, a partir de cursos e visitas guiadas para a terceira idade, e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado de sua proximidade com as Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e das Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor).
O MFF tem também uma equipe de educativo formada pelos alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFCE), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Estácio e Escolas Técnicas do Governo do Estado.
Serviço:
Exposição Homo Sapiens – O homem que sabe o que não sabe
Museu da Fotografia Fortaleza (rua Frederico Borges, 545 – Varjota)
12 de março de 2023 às 10:26