MIS traz programação especial em comemoração ao abril Indígena
Por Redação - Conexão085
O Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque (MIS) está celebrando o Abril Indígena com uma programação diversificada e envolvente. Este mês é especialmente significativo no Brasil, pois marca a luta contínua dos povos indígenas para proteger seus direitos e sua cultura ancestral. O MIS, em parceria com a comunidade Jenipapo-Kanindé, oferece atividades gratuitas e abertas ao público, com o objetivo de refletir sobre a questão indígena na contemporaneidade.
Videoinstalação imersiva: ENCANTORÉ
Data: 15 a 30 de abril
Local: Sala imersiva do MIS (andar -2 do Anexo)
Obra: “ENCANTORÉ”, de Henrique Dídimo
Descrição: Esta videoinstalação imersiva transporta o público para dentro de uma roda de Toré, a dança indígena tradicional do nordeste brasileiro. Através desse “cinema ampliado”, os visitantes se tornam participantes de um ato de encantaria. Na abertura da exposição, o grupo de toré do povo Jenipapo-Kanindé estará presente, realizando o ritual ao vivo. A Cacique Pequena conduzirá o toré, proporcionando um momento de introspecção. O público também será convidado a dançar junto na roda e participar do ritual. A obra “ENCANTORÉ” é uma homenagem aos povos indígenas do Ceará, especialmente ao povo Jenipapo-Kanindé, e busca criar uma zona de convergência entre o tradicional e o contemporâneo.
Cine MIS: SUÇAUMUSSARÁ
Datas: 16 e 23 de abril
Local: Auditório do MIS
Filme: “SUÇAUMUSSARÁ”
Sinopse: Este filme é uma jornada cinematográfica que explora a riqueza cultural e espiritual dos povos indígenas. Através de imagens deslumbrantes e narrativas envolventes, “SUÇAUMUSSARÁ” nos leva a uma viagem pelos saberes ancestrais, as lutas e a resiliência dessas comunidades.
Curso sobre inventários participativos
Datas: A serem anunciadas
Local: Sala de aula do MIS
Conteúdo: O curso abordará a importância dos inventários participativos na preservação da memória e dos saberes indígenas. Será ministrado por especialistas e contará com a participação ativa dos visitantes.
O MIS convida a todos a participarem dessa celebração, ampliando a visibilidade das lutas e contribuições dos povos indígenas na formação sociocultural do povo cearense. Vamos juntos valorizar a pluralidade étnica e cultural que enriquece nosso país.
3 de abril de 2024 às 17:00