Metrofor libera acesso com bikes na Linha Sul a partir desta sexta-feira (19)
Por Redação - Conexão085
Passageiros da Linha Sul do Metrô de Fortaleza poderão embarcar nos trens com bicicletas a partir desta sexta-feira (19), Dia do Ciclista. As estações já estão sinalizadas e o pessoal treinado para receber os ciclistas.
A previsão é que, em pouco tempo, a liberação de bikes seja ampliada para outras linhas da Capital. No VLT de Sobral, o transporte de bicicletas já é liberado desde fevereiro de 2020.
O acesso das bikes na Linha Sul será de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h e das 20h até o encerramento – por volta das 23h. Aos sábados, a partir das 15h até o encerramento.
Os horários definidos para bikes preservam os momentos de pico do sistema metroviário, quando os vagões são mais utilizados e a prioridade deve ser atender ao maior número de passageiros com segurança.
O objetivo é evitar que, por acidente, as bikes esbarrem nas pessoas ou causem transtornos. Para garantir a segurança operacional, há limite de quatro bicicletas por viagem. Nas áreas internas dos trens e estações, é proibido montar na bike, que deve sempre ser empurrada.
“Com bicicleta e Metrô integrados, o passageiro da Linha Sul poderá, nos horários liberados, realizar viagens mais longas e usando meios de transporte que não poluem o meio ambiente”, destaca o diretor-presidente do Metrofor, Igor Ponte.
Para subir ou descer os andares das estações, ciclistas devem usar as escadas fixas, que receberam nas laterais equipamento para facilitar o transporte da bicicleta. O uso dos elevadores é vedado.
Nas plataformas de embarque, os ciclistas devem aguardar o trem na área sinalizada. Essas e outras orientações estão descritas no regulamento do serviço, que está disponível nas estações e no site do Metrofor.
19 de agosto de 2022 às 11:19