Mercado Imobiliário de Fortaleza bate recorde de vendas, segundo o Sinduscon-CE
Por Redação - Conexão085
O mercado imobiliário de Fortaleza e sua região metropolitana encerraram o ano de 2023 com um resultado expressivo. Foram contabilizados R$ 4,7 bilhões em vendas de imóveis. Os dados são da Comissão de Pesquisas (CPES) do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon-CE), nesta segunda-feira (29).
Os números representam um crescimento significativo de 18% em relação ao ano anterior. Durante todo o período, ocorreram a venda de 12.096 unidades, sendo 8.050 em Fortaleza e 4.046 na Região Metropolitana.
Além do aumento nas vendas, a pesquisa apontou um crescimento de 3% no número de lançamentos em comparação a 2022. Ao todo, foram lançados 98 empreendimentos, totalizando 7.610 unidades.
Expectativas para 2024
O presidente da CPES, Sérgio Macedo, em entrevista ao Diário do Nordeste, expressou otimismo em relação ao futuro do mercado da construção civil. Ele destaca que a oferta de mais linhas de financiamento pelos bancos e a criação de novos postos de trabalho impulsionarão o setor.
“Com mais empregos e estabilidade econômica, o consumidor fica mais confiante para assumir compromissos de médio e longo prazo, no caso do financiamento de imóveis”, afirma Macedo.
Patriolino Dias de Sousa, presidente do Sinduscon Ceará destaca que os investimentos públicos também contribuirão para o crescimento do setor. Ele destaca a retomada da economia brasileira, que deve se consolidar em 2024, e os investimentos em setores como infraestrutura e habitação, especialmente através do Programa Minha Casa Minha Vida, que oferece a menor taxa de juros da história (a partir de TR + 4% a.a).
Com essas projeções otimistas e um cenário favorável, o mercado imobiliário na capital cearense e sua região metropolitana promete continuar apresentando um desempenho sólido. Dessa forma, tornando cada vez mais atrativo para investidores e compradores em 2024.
30 de janeiro de 2024 às 12:46