Maurício Leão indica lugares para pedalar em Fortaleza
Por Redação - Conexão085
A rede cicloviária de Fortaleza está em constante ampliação, atualmente a capital conta com 427,9 km de ciclofaixas, ciclovias, ciclorrotas e passeios compartilhados distribuídos por todas as regionais de Fortaleza. Esse número representa um aumento significativo de 529% em relação a 2012, quando a malha exclusiva para bicicletas era de apenas 68 km.
Segundo a prefeitura da cidade no início do ano a meta é chegar a 500 km até o fim de 2024, garantindo segurança aos apreciadores do ciclismo e aos atletas como Maurício Leão, que carrega vários títulos em sua jornada além de ser técnico do Fortaleza Ciclismo e ter a
assessoria esportiva de ciclismo, Maurício Leão. Em uma conversa ao Conexão 085, Maurício indica lugares para pedalar na capital e dicas para quem deseja iniciar a prática.
De acordo com o técnico, atualmente existem vários grupos que saem para pedalar a passeio que se encontram na Praça das Flores, alguns de fora da cidade também como Maranguape, Pacatuba, Ceasa e na Juberto Sport Bike, localizada na Manuel Jesuíno e no Parque das Flores. “Esses são os locais onde as pessoas se encontram. Lugar propício, sim, 100%, o pedal é de domingo naquelas ciclovias, né? Ciclofaixas que são montadas para a população em geral. Aí, se a pessoa quiser um treino mais direcionado, procura um assessor esportivo, né? No caso, a gente tem a assessoria Maurício Leitão, que ensina o iniciante à prática. Do ciclismo, com segurança”, afirma o atleta.
E para quem desejar iniciar, um item indispensável é o capacete. Também é ideal ter uma bomba de mão para encher o pneu se for o caso. “Câmera de ar reserva, duas espátulas para tirar os pneus. Água é o essencial também. Devemos também ter uma luva para não machucar a mão caso tenha uma queda”.
Maurício também indica que o ideal para quem está iniciando é evitar as avenidas movimentadas durante ao longo da semana. ” E para quem vai iniciar, melhor a hora para começar é pela manhã, que tem pouco movimento de carro. Isso evita bastante transtorno, devido ao volume de trânsito ser menor”, finaliza o atleta.
O Conexão 085 também reuniu outras dicas para os iniciantes do pedal. Veja quais são abaixo:
- Vestuário apropriado: Use roupas confortáveis e adequadas para pedalar. Um par de bermudas com forro acolchoado pode ajudar a evitar desconforto durante longos trajetos. Além disso, uma camisa de tecido respirável é recomendada.
- Calçados: Opte por tênis ou sapatilhas específicas para ciclismo. Eles proporcionam melhor aderência aos pedais e ajudam na eficiência da pedalada.
- Óculos de Sol: Além de protegerem os olhos dos raios UV, os óculos de sol também evitam que poeira, insetos e vento prejudiquem sua visão durante o pedal.
- Entusiasmo e Diversão: Por fim, lembre-se de que pedalar é uma atividade prazerosa. Aproveite o ar livre, explore novos lugares e divirta-se!
28 de julho de 2024 às 9:00