M. Dias Branco divulga Relatório de Sustentabilidade 2023 evidenciando avanços em metas públicas ESG

Por Redação - Conexão085

Foto: Reprodução/Site

A M. Dias Branco, líder nacional em massas e biscoitos, anunciou a divulgação do seu Relatório Anual Integrado 2023. Este relatório traz informações sobre as principais iniciativas da empresa ao longo do ano passado, com destaque para os esforços em relação aos temas ambientais, sociais e de governança, reportando o avanço das suas metas públicas de sustentabilidade até o ano de 2030.

O relatório destaca os avanços significativos alcançados pela M. Dias Branco em sua jornada sustentável. A Companhia relata acerca dos desafios enfrentados em 2023, incluindo a volatilidade nos preços das commodities, regulações emergentes e mudanças nas preferências do consumidor.

Ainda assim, a M. Dias Branco registrou conquistas com uma margem EBITDA de 13,2% e um lucro líquido anual de R$ 889 milhões, representando um aumento de 84,5% em relação ao ano anterior. Olhando para o futuro, a empresa reafirma seu compromisso com o crescimento sustentável, refletido na atualização de sua estratégia de longo prazo. A nova estratégia, aprovada em agosto de 2023, define metas ambiciosas até 2028, mantendo o foco na rentabilidade e no crescimento, enquanto explora novas oportunidades de negócios e fortalece sua presença internacional.

Foto: Divulgação

Além disso, continua a investir em sua Agenda Estratégica ESG, revisada em 2022 para o ciclo até 2030. Os esforços da empresa se concentram em três pilares fundamentais: cuidar do planeta, acreditar nas pessoas e fortalecer alianças. Em 2023, a empresa fez avanços significativos em cada uma dessas áreas:

No pilar ambiental, a M. Dias Branco implementou medidas para reduzir seu impacto no meio ambiente, incluindo a diversificação da matriz energética com a utilização de fontes renováveis, resultando em 65% do consumo total proveniente de energia limpa. Além de alcançar o score máximo (A) do Disclosure Insigth Action (CDP clima, principal referência internacional no reporte de emissões de gases do efeito estufa), integrando a a lista. A empresa também alcançou 96,73% de embalagens plásticas de produto acabado recicláveis, comportáveis ou biodegradáveis. Outro avanço foi o alcance de uma performance excelente no que tange ao combate à perda de insumos no processo produtivo, cujo índice de perda foi de apenas 0,74, representando uma redução de mais de 40% em relação ao índice de 2021 (1,25).

No pilar social, a empresa priorizou iniciativas para promover a diversidade e a inclusão, evoluindo para 24,58% de mulheres em cargos de liderança, sendo a meta até 2030 de chegar a 40%. Além disso, a M. Dias Branco investiu em programas de capacitação e profissionalização, impactando mais de 15.000 pessoas em comunidades sobre temas de empreendedorismo e profissionalização no setor de alimentos.

No pilar governança, a empresa fortaleceu sua governança corporativa, estabelecendo novas metas públicas relacionadas à transparência, ética e integridade, evidenciando sua intenção de maximizar o valor da companhia, aprimorar a eficiência da gestão e proteger os interesses dos acionistas. A M. Dias Branco continua comprometida com altos padrões de governança, como evidenciados por sua inclusão no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.

“Neste relatório, mostramos os principais destaques do caminho que temos percorrido para atingir esse objetivo e como estamos preparando a Companhia para o futuro: a consolidação da M. Dias Branco como uma empresa referência no setor de alimentos, atenta aos interesses e necessidades do consumidor, com atuação diversificada e presença sólida no Brasil e em outros países, firme no propósito de alimentar e inspirar as pessoas, transformando sonhos em realidade”, afirmou Ivens Dias Branco Júnio Jr., presidente da M. Dias Branco.

O Relatório Anual Integrado de Sustentabilidade 2023 da M. Dias Branco foi desenvolvido conforme as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) e segue a recomendação do International Integrated Reporting Council (IIRC). A edição de 2023 será publicada também na versão em espanhol, além de português e inglês. O documento está disponível para acesso público no website da empresa.

Sobre a M. Dias Branco

Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza–CE. Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 18 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo, além de 30 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.

Sediada em Eusébio–CE, a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, assumiu a liderança também em cookies integrais, granolas e pães sem glúten. É referência em produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro de 2022, anunciou sua primeira aquisição internacional, as Las Acacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.

A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Em novembro de 2021, foi feita a aquisição da marca Fit Food, a primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthyfood, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e massas feitas de milho. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos.

 

29 de março de 2024 às 13:00

Banner topo prefeitura
Banner topo arvo
banner topo – Shopping Aldeota
Banner Casa Linda Flor – Banner Logo
Banner topo – Conexão085
Banner – Propaganda em Pauta
TOP BANNER – SHOPPING ALDEOTA
MIDDLE BANNER – SESI
MIDDLE BANNER – SENAI
TOPO BANNER – SO PRA CONTRARIAR

Apoio e patrocinio