Livro da cearense Socorro Acioli inspira desfile da Mocidade Independente no Rio

Por Redação - Conexão085

Foto: Reginaldo Pimenta/Agencia O Dia

O livro “Tempo de caju”, da escritora cearense Socorro Acioli, teve as letras transformadas em adereços na Sapucaí, sendo uma das inspirações para o desfile da Mocidade Independente de Padre Miguel, do Rio Janeiro, nessa segunda-feira (12). A escola colocou a fruta como símbolo de brasilidade.

“Que alegria! Meu livro Tempo de Caju, publicado pela Maralto Edições e ilustrado pelo Mauricio Negro é uma das inspirações para o samba enredo da Mocidade Independente de Padre Miguel”, publicou Socorro nas redes sociais.

A Mocidade Independente, inclusive, ganhou o prêmio do Estandarte de Ouro de melhor ala de passistas deste ano. Durante a apresentação, a personagem Carmem Miranda apareceu direto da arquibancada numa interação criativa com o público.

A comissão de frente “destronou” a banana, que apesar de ser exótica, é relacionada ao Brasil, para dar espaço ao caju, fruta nativa do País.

O que conta o livro

A sinopse do Tempo de caju contextualiza que o menino Porã vive num povo indígena no qual a idade de dos membros é contada pelas castanhas de caju que cada um vai acumulando.

No caso, a temporada da fruta, adorada e esperada por todos, marca também a passagem do tempo. Quando o avô do curumim morre, suas setenta castanhas ficam para o neto, junto com a responsabilidade de liderar a aldeia ao chegar na vida adulta.

Ao seguir o destino com os ensinamentos do avô, Porã encontra, nas castanhas, os caminhos, cheio de percalços, para cuidar do povo indígena.

Fonte: Diário do Nordeste

14 de fevereiro de 2024 às 10:30

Banner topo prefeitura
Banner topo arvo
banner topo – Shopping Aldeota
Banner Casa Linda Flor – Banner Logo
Banner topo – Conexão085
Banner – Propaganda em Pauta
MIDDLE BANNER – SESI
MIDDLE BANNER – SENAI

Apoio e patrocinio