Laço Branco: legislação no Ceará engaja homens no combate à violência contra as mulheres
Por Redação 085 - Conexão085
Nesta terça-feira, 6 de dezembro, registra-se o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo fim da Violência contra as Mulheres. A data marca o dia em que um jovem de 25 anos atirou contra estudantes da Escola Politécnica de Montreal, no Canadá, matando 14 mulheres e ferindo outras 14 em 1989.
É nesse contexto também que foi criada a Campanha do Laço Branco, presente em mais de 55 países, e apontada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a maior iniciativa mundial voltada para o envolvimento dos homens com a temática da violência contra a mulher.
No Ceará, uma lei estabeleceu a criação oficial da Semana do Laço Branco no estado. A medida foi aprovada pela Assembleia Legislativa no fim de 2019, e se tornou lei em janeiro de 2020. A iniciativa foi do então deputado estadual Elmano de Freitas, atual governador eleito do Ceará.
A semana envolve o dia 6 de dezembro de cada ano, quando serão desenvolvidas ações educativas com foco na sensibilização para o enfrentamento e a prevenção à violência, bem como a promoção de debates entre a sociedade e a administração sobre as políticas públicas de prevenção que contribuam para reduzir os índices de violência.
Por ocasião da realização da Semana do Laço Branco, o Poder Público pode realizar, em parceria com movimentos sociais de juventude, entidades da sociedade civil e universidades, debates, palestras, campanhas, manifestações, marchas, entre outras atividades que estejam em conformidade com os objetivos da Lei.
Neste ano, as atividades da semana, no âmbito do Governo Estadual, entram na programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, que iniciaram no último 20 de novembro. Nesse período, serão realizados vários eventos, a exemplo do Dia do Laço Branco. Também haverá divulgação de filmes, séries, livros e podcasts, para quem deseja entender, identificar e refletir sobre a temática.
6 de dezembro de 2022 às 13:24