Jade Romero inaugura Casa da Mulher em São Gonçalo do Amarante
Por Redação 085 - Conexão085
A vice-governadora do Ceará, Jade Romero, inaugurou a Casa da Mulher Gonçalense, em São Gonçalo do Amarante, na última terça-feira (5).
A unidade de proteção e acolhimento para mulheres vítimas de violência é fruto de uma parceria entre a Secretaria das Mulheres e a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante. Sendo parte do o Programa Ceará por Elas, é uma iniciativa pioneira de articulação entre o Governo do Ceará e os municípios.
A Casa da Mulher Gonçalense é o 16º equipamento desse tipo inaugurado no estado. São nove as Casas Municipais (Beberibe, Barbalha, Baturité, Fortaleza, Ibiapina, Juazeiro do Norte, Mucambo, Nova Russas, Novo Oriente, Quixadá, São Benedito, São Gonçalo do Amarante e Sobral), além de três Salas Lilás (Santana do Cariri, Jaguaruana e Nova Russas). Seis novas Casas estão em fase de construção: Casas da Mulher Cearense em Tauá, Iguatu e Crateús e Casas da Mulher Brasileira em Itapipoca, São Benedito e Limoeiro do Norte.
A casa oferece atendimento médico, psicossocial e orientação jurídica às mulheres em situação de violência, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A vice-governadora Jade Romero enfatizou a importância da parceria entre o Estado e o município no combate à violência contra as mulheres durante a solenidade de inauguração. “Nós reforçamos o investimento municipal com uma viatura da Patrulha Maria da Penha, um Kit Athena, que é o mesmo sistema virtual de informações usado nas Casas Estaduais, e oferta de oficinas e capacitações. Juntos somos mais fortes nesse combate às violências de gênero e construímos um Ceará mais seguro para nossas mulheres”, afirmou.
O prefeito de São Gonçalo, Professor Marcelão, agradeceu ao Governo do Estado pela união que beneficia as mulheres da região, contribuindo para construir um ambiente mais seguro e acolhedor. O Programa Ceará por Elas, dividido em três eixos – Mulher Segura, Protagonista e Empreendedora – busca estimular ações de prevenção e enfrentamento à violência, combate à discriminação, promoção do protagonismo feminino e desenvolvimento da autonomia econômica através do empreendedorismo e qualificação profissional.
9 de março de 2024 às 17:00