Indústria da construção projeta alta em 2026 com avanço de até 1,9 ponto nas expectativas

A avaliação mais otimista está associada a fatores estruturais

Por Redação 085 - Conexão085

Foto: Freepik

Os empresários da indústria da construção civil encerram 2025 com perspectivas mais favoráveis para o próximo ano, de acordo com a Sondagem Indústria da Construção divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Em dezembro, houve melhora nas expectativas relacionadas a novos empreendimentos, compras de insumos, nível de atividade e geração de empregos, sinalizando uma mudança de tendência em relação ao mês anterior.

A avaliação mais otimista está associada a fatores estruturais que devem influenciar o desempenho do setor em 2026. Entre eles estão o novo modelo de crédito imobiliário, o aumento do valor máximo dos imóveis financiados pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e a ampliação das linhas de financiamento para reformas de moradias voltadas a famílias de baixa renda, medidas que tendem a sustentar a demanda por obras.

O índice de expectativa de novos empreendimentos e serviços avançou 1,9 ponto em dezembro, passando de 49,2 para 51,1 pontos. O resultado reverte a leitura negativa registrada em novembro e passa a indicar expectativa de aumento nos lançamentos nos próximos meses, refletindo uma percepção mais positiva dos empresários em relação ao início de 2026.

Também houve avanço na expectativa para o número de empregados. O indicador subiu 1,2 ponto, de 49,8 para 51 pontos, o que aponta para projeção de crescimento do emprego no setor no começo do próximo ano, após a sinalização de queda observada no levantamento anterior.

Apesar da melhora nas projeções, os dados de desempenho recente seguem mistos. Em novembro, o índice de evolução do nível de atividade ficou em 48,2 pontos, acima da média histórica para o mês, enquanto o indicador de evolução do número de empregados recuou para 46,9 pontos. No mesmo período, a Utilização da Capacidade Operacional caiu para 67%.

Já o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) da construção encerrou dezembro em 48,4 pontos, com recuo de 0,8 ponto no mês. O resultado interrompeu uma sequência de três altas consecutivas e manteve o indicador abaixo da linha de 50 pontos, indicando que, apesar das expectativas mais positivas para 2026, o setor ainda fecha 2025 em um ambiente de cautela.

19 de dezembro de 2025 às 15:00

Banner topo – Conexão085
SEBRAE
banner topo – Shopping Aldeota
Banner Casa Linda Flor – Banner Logo
MIDDLE BANNER – SENAI
MIDDLE BANNER – SESI
MOURA DUBEUX – BANNER PRINCIPAL
XAMPOO PARTICIPAÇÕES
Banner topo arvo
DEEP – TOPO BANNER
Mota Machado – Banner principal
BANNER COLMEIA – TOPO BANNER
WR ENGENHARIA – TOPO BANNER
MARQUISE INCORPORAÇÕES – TOPO

Apoio e patrocinio