Iguatemi Bosque é o 1º shopping do Ceará a instalar vigilância eletrônica via drone
Por Redação - Conexão085
Considerado um veículo aéreo não tripulado, o drone têm se tornado um equipamento cada vez mais aliado à segurança. Inteligente e com a possibilidade de ser comandado por profissionais, o aparelho pode ser responsável pelo monitoramento de grandes áreas.
Pensando nisso, o Iguatemi Bosque, em Fortaleza, conta agora com o gerenciamento remoto de drones na área do estacionamento do shopping. A aquisição faz parte do planejamento de melhorias desenvolvidas para o empreendimento – que é um dos primeiros no Brasil a fazer uso da tecnologia.
“É importante frisar que o uso de drones não reduz o número de seguranças. Pelo contrário, é um complemento ao trabalho já desempenhado pela nossa equipe eficiente e capacitada”, explica o superintendente do Iguatemi Bosque, Wellington Oliveira.
“Aqui no Iguatemi, o sistema executa ações de ronda perimetral. As imagens são repassadas em tempo real e podem notificar instantaneamente a operação. Além do patrulhamento terrestre, queremos reforçá-lo via aérea no período diurno e noturno”, completa.
Com pronta resposta, o sistema também é responsável por detectar ameaças e possíveis anomalias. Do alto, o drone é capaz de fornecer imagens em alta resolução e reconhecer pessoas, carros, animais e objetos, por meio da detecção de temperaturas diferentes.
“Queremos estar preparados para identificar as ameaças antes delas chegarem. O equipamento vai auxiliar ainda mais a vigilância nos momentos necessários”, pontua Wellington. O superintendente reforça que os equipamentos são seguros e permitem visualização à longa distância.
“Os drones são homologados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e Departamento de Controle de Espaço Aéreo (DCEA) e seguem, também, as normas da Anatel, que podem servir como poderosas ferramentas de segurança. Por isso, possuímos uma equipe altamente qualificada na teoria e na prática para entender todas as funcionalidades da nova tecnologia para diversas situações – principalmente as de emergência”, destaca.
11 de julho de 2022 às 14:37