Ideb 2021: Ceará tem 87 das 100 melhores escolas do Brasil nos anos iniciais do Fundamental
Por Redação - Conexão085
Apesar de um período pandêmico que afetou o avanço educacional em todo o país, o Ceará apresentou números expressivos no novo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado nesta sexta-feira (17) pelo Ministério da Educação (MEC).
O Ideb é considerado o principal indicador de qualidade da Educação brasileira. Segundo o Ideb 2021, o Ceará tem 87 escolas entre as 100 melhores do Brasil nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ocupando os 12 primeiros lugares desse ranking.
O estado também emplacou 70 escolas entre as 100 melhores nos anos finais do Ensino Fundamental. Houve ainda um avanço no Ensino Médio cearense, que agora ocupa o 3º lugar do país.
Ao anunciar o resultado do Ideb em suas redes sociais, a governadora do Ceará, Izolda Cela, parabenizou gestores municipais, secretários, educadores, pais e alunos pelo ótimo desempenho estadual.
“Temos a consciência de que houve um decréscimo em todo o País, porque a necessária suspensão das aulas presenciais afetou fortemente as escolas. No Ceará, seguimos comprometidos com o foco na recomposição das aprendizagens”, completa a governadora.
Fortaleza
A capital cearense superou as metas projetadas pelo MEC no Ideb 2021. Quando comparada às quatro maiores Redes Municipais do país, Fortaleza ocupa o 1º lugar no ranking, sendo seguida de São Paulo (2º), Manaus (3º) e Rio de Janeiro (4º).
A avaliação bienal em leitura e matemática dos alunos de Fortaleza teve médias gerais de 5,8 nos anos iniciais e 5,2 nos anos finais. Em 2019, as médias gerais foram de 6,2 nos anos iniciais e 5,2 nos anos finais.
Com os índices, Fortaleza se destacou como 5º lugar entre as capitais com a melhor média nos anos iniciais (do 1º ao 5º ano), mesmo posição de 2019, e 3º lugar nos anos finais (do 6º ao 9º ano). Neste último índice, a capital ascendeu uma posição em relação ao último estudo, quando ocupava o 4º lugar.
17 de setembro de 2022 às 9:06