IBGE: Indústria do Ceará tem a maior alta do País em setembro; crescimento foi de 3,7%
Por Redação 085 - Conexão085
A produção industrial do Ceará cresceu 3,7% em setembro, na comparação com agosto. Foi o melhor resultado do País, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal divulgados nesta terça-feira (8), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com isso, o estado eliminou grande parte das perdas adquiridas no período de junho a agosto, quando acumulou -4,6% de queda. Além do Ceará, Pernambuco foi o único outro estado pesquisado a apresentar crescimento (2%).
“No Ceará, o setor de artefatos de couro, artigos de viagens e calçados foi o principal responsável pelos resultados, seguido pelo setor de bebidas, ambos bem atuantes na indústria cearense”, esclarece Bernardo Almeida, analista da PIM Regional.
A produção industrial recuou em 12 dos 15 locais pesquisados pelo IBGE. As maiores quedas foram observadas em Santa Catarina (-5,1%) e no Paraná (-4,3%). Já as quedas menos intensas foram observadas em Mato Grosso (-0,4%) e no Rio Grande do Sul (-0,2%).
Em relação a setembro de 2021, o avanço do Ceará foi de 2,5%, também o maior do Brasil. Apesar do crescimento e de recuperar parte das perdas, a indústria cearense acumula queda de 3,7% neste ano, de janeiro a setembro, e um recuo de 6,6% em 12 meses.
10 de novembro de 2022 às 16:27