Página Interna

Hospital Regional do Vale do Jaguaribe é inaugurado em Limoeiro do Norte

A população cearense conta agora com um novo hospital público de alta complexidade. O Governo do Ceará entregou, nesta quinta-feira (25), o Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), localizado no Km 190 da rodovia BR-116, em Limoeiro do Norte. A nova unidade atenderá até 550 mil cearenses dos 20 municípios da região.

O novo hospital ocupa uma área de quase 30 mil m² e contará, inicialmente, com 60 leitos de internação/enfermaria nas áreas de clínica médica, clínica cirúrgica e psiquiatria, 10 leitos de UTI e cinco leitos de apoio, além de centro de imagem com exames laboratoriais, endoscopia, raio-x, ultrassonografia, tomografia computadorizada, hemodinâmica e ressonância magnética. Mais serviços serão implementados em fases posteriores.

O HRVJ se integra à Rede da assistência da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), que já conta com unidades de alta complexidade nas Regiões de Fortaleza, Cariri, Norte e Sertão Central, alcançando assim a população de todas as cinco regiões de saúde. O objetivo do Estado é que 90% das demandas de saúde das próprias regiões sejam atendidas nos hospitais regionais.

Alta complexidade

Quando estiver em pleno funcionamento, o HRVJ oferecerá à Região emergência e urgência, ambulatório, centro de imagem e diagnóstico, centro de parto, centro cirúrgico, enfermarias clínica, cirúrgica, traumatológica e pediátrica, somando 304 leitos. Terá ainda Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) neonatal e UTIs neonatal, pediátrica e adulta, além de espaço para ensino e pesquisa.

A estrutura hospitalar possibilita quadro de equipes multiprofissionais com 31 especialidades médicas, incluindo Pediatria, Gineco-Obstetrícia, Clínica Médica, Endocrinologia, Cardiologia e diversos tipos de cirurgia. Também contará com nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos e ouvidoria.

O Hospital Regional do Vale do Jaguaribe atenderá 20 municípios da região: Aracati, Fortim, Icapuí, Itaiçaba, Jaguaretama, Jaguaruana, Morada Nova, Palhano, Russas, Alto Santo, Ererê, Iracema, Jaguaribara, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Pereiro, Potiretama, Quixeré, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte.

Topo Logo

Apoio e patrocinio