Página Interna (gastronomia)

Hoje é o Dia da Cerveja: veja dicas de como harmonizar a bebida com diferentes alimentos

Foto: Freepik

Nesta sexta-feira (5) é comemorado o Dia Internacional da Cerveja, uma bebida apreciada mundialmente e também muito consumida por homens e mulheres em todo o Brasil.

A data costumava ser comemorada em 5 de agosto, mas, em 2013, os criadores alteraram para ela cair sempre na primeira sexta-feira de agosto.

A mudança se deu porque nas sextas-feiras os bares ficam mais cheios, e as pessoas estão mais tranquilas para beber. Perfeito para dar boas-vindas ao fim de semana. E, para nossa sorte, as datas coincidem em 2022.

Mas, você que aprecia uma boa gelada, sabe quais alimentos podem ser combinados com cerveja? O Conexão dá dicas de como harmonizar a bebida e deixar o momento ainda mais saboroso.

Petiscos como as batatas fritas, pasteis e bolinhos vão super bem e são muito apreciados por consumidores de cerveja. Os queijos são bem aceitos. Harmonizar o sabor do queijo com a intensidade do lúpulo é o pulo do gato, como diz o povo.

Combinar carne com cerveja também vai muito bem. Claro que cada marca de cerveja fica melhor com um tipo de carne mas, no geral, os cortes do tipo cupim e a picanha são boas sugestões.

As massas em si são um elemento neutro e a escolha do estilo de cerveja vai depender dos complementos, como molho e recheios. Também é possível combinar as sobremesas com cervejas. No sorvete ou torta, a cerveja também pode ser utilizada como calda e ressaltar o sabor.

Para quem gosta de incrementar e deixar as sopas e caldos com temperos mais potentes, também pode apreciar a combinação com cervejas. Com sua espuma cremosa e sabor frutado adocicado, elas equilibram e complementam muito esses pratos.

Com comidas apimentadas, a cerveja ajudará a limpar o paladar e deixará a picância mais sutil. Aposte naquelas que controlam a ardência da pimenta e dos temperos fortes.

Independente da escolha, o importante é saborear o momento, sempre com muita moderação e longe do volante. Saúde!

Topo Logo

Apoio e patrocinio