Hidrogênio Verde produzido no Ceará tem capacidade de abastecer 100 milhões de residências
Por Redação - Conexão085
A transição energética está em curso no Brasil. O Ceará se destaca por ser um pólo promissor e sustentável para a matriz energética brasileira. Com seu vasto potencial de produção, o estado desempenha um papel fundamental nesse grande projeto. Estudo realizado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), estima que o estado chegue a gerar cerca de 200 GW de energia, o que é capaz de abastecer cerca de 100 milhões de residências.
Estudos apontam que o estado cearense tem capacidade de produzir algo em torno de 33.400 toneladas/dia de hidrogênio verde. Isto é, quantidade suficiente para o consumo interno e ainda sobra para exportação. Constantino Frate, coordenador do Núcleo de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), defende que o Ceará tem plenas condições de chegar a patamares até mais altos, inclusive de ser um hub de hidrogênio verde.
“Primeiramente pelas condições climáticas e geográficas do estado, o que favorece ainda a logística de distribuição do H2V. Outro ponto é a visão, interesse e sintonia das lideranças cearenses em descarbonizar a economia e reduzir o efeito estufa no Planeta”, afirma.
Empresas e consórcios nacionais e internacionais já posicionaram interesse em investir no H2V. Esses empresários, inclusive, estarão em Fortaleza nos próximos dias 25 e 26 de outubro no Centro de Eventos do Ceará, para participar da 2ª edição do FIEC SUMMIT Hidrogênio Verde. O evento pretende reunir grandes empresas, marcas nacionais e internacionais, além de autoridades, entidades e especialistas do mundo todo ligadas ao setor H2V.
Investimento
O governo do Ceará tem adotado uma série de medidas para incentivar o desenvolvimento de energias renováveis no estado. Essas medidas incluem a criação de um programa de incentivos fiscais para empresas que investem em energias renováveis, a capacitação de mão de obra e o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias na área.
Com essas medidas, o Ceará está se posicionando como um hub de energias renováveis no Brasil e no mundo. O estado tem o potencial de se tornar um líder global na produção de energias a partir de fontes renováveis e, com isso, impulsionar o desenvolvimento econômico local, gerando empregos e investimentos.
Serviço
Data: 25 e 26 de outubro
Inscrições gratuitas no site: www.fiecsummit.org.br
Local: Centro de Eventos do Ceará
Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz, Fortaleza
17 de outubro de 2023 às 13:00