Grupo São Luiz amplia área de seu CD para suportar a expansão das unidades

Por Redação - Conexão085

Foto: Divulgação

O Grupo São Luiz está concluindo a ampliação da área do seu Centro de Distribuição (CD), situado às margens da BR-116, próximo ao Anel Viário, para atender ao processo de expansão das lojas dos Mercadinhos São Luiz e do Mercadão São Luiz, que acontecerá neste ano de 2024. Executando toda a infraestrutura dos novos galpões, pois ali estão instalados os estoques, as câmaras frigoríficas, área de hortifruti, padaria e mercadorias em geral, num total de mais de 20 mil itens. Com isso, o CD sairá dos atuais 30.000 m² de área de armazenamento e manobra de caminhões para 70.000 m². E ampliando de 8.000 posições de pallets para 24.000. Já as câmaras frias saltarão de 2.000 posições para 4.000.

O CD funciona 24 horas por dia, pois realiza o abastecimento diário das lojas, que não contam com depósitos, pois tudo que é vendido num dia, é reposto no seguinte, ou seja, praticamente ‘just in time’.

“Principalmente a área de hortifruti, pois temos de tirar o produto dos canteiros ou pomares para estar na mesa dos clientes no menor espaço de tempo possível. Vamos melhorar o fluxo de portaria, receber todos os produtos de um único local, que é o nosso CD. Nossa intenção é que não pare nenhum caminhão ou veículo que não seja da nossa empresa para fazer o abastecimento das lojas, proporcionando, dessa forma, uma melhor qualidade de trânsito na vizinhança das filiais, ou seja, o caminhão chega em horários determinados para não atrapalhar a chegada de alunos em colégios situados no entorno. Isso qualifica o processo de logística, que é automatizado, e facilita a reposição”, explica Severino Ramalho Neto, presidente do grupo varejista cearense.

Foto: Reprodução

Também foi mudado o programa de controle de endereçamento (WMS), buscando o melhor do Brasil, para aumentar a produtividade, realizando a estruturação para o crescimento que está por vir.

“Temos acelerado mais o processo das lojas do Mercadão, sendo que este ano deveremos inaugurar três unidades: na Avenida Rui Barbosa, Castelão e Mondubim, ainda no primeiro semestre, segundo nossas projeções. Também teremos uma loja de padrão excelente dos Mercadinhos São Luiz no Porto das Dunas. Estamos acelerando outra unidade no Eusébio até dezembro. Mas virão outras lojas no médio e longo prazos”, informa o empresário.

Com a logística de reabastecer as filiais diariamente, outra novidade do CD é a Central de Hortifruti, que já é referência, mas que será qualificada ainda mais.

“Terá uma infraestrutura voltada só para ela, pois é uma área estratégica para a nossa empresa. Vamos oferecer mais qualidade, mais processados – produtos já selecionados, às vezes descascados, prontos para consumir. Quem manda em nossa loja é o nosso cliente. É ele quem diz pra gente acelerar nos orgânicos, ou outro produto. Na área de ESG temos o programa ‘Muda o meu mundo’, que conta com produtos vindos direto do pequeno produtor, direto para as gôndolas, que têm todo o lado da sustentabilidade e a parte social, oferecendo oportunidades a esses pequenos agricultores”, destaca.

Dentro do trabalho realizado pelo Grupo São Luiz no Ceará, o projeto ‘Costume saudável’ também ocupa posição de destaque, pois na edição de 2023 reuniu um público de 45 mil pessoas no Shopping RioMar Fortaleza.

“Foi muito bacana e a gente ficou muito feliz com o resultado, pois, na verdade, estamos refletindo aquilo que a nossa clientela exige. Ela gosta de produtos saudáveis, lê rótulos e não quer nada igual. Ou quer com mais vitaminas, mais orgânico, ou menos ingredientes, produtos mais simples e objetivos. Está buscando sempre menos conservantes e a melhor qualidade. E para isso ele pesquisa, lê e vai para dentro da loja escolhendo aquilo que vai contribuir para o seu organismo, proporcionando uma vida mais saudável e mais longa. Coma bem para evitar remédios amanhã”, salienta.

Ele lembra que o CD deve estar preparado para armazenar alguns produtos por mais tempo, como importados, que às vezes passam até 60 dias no local, e outros que não passam nem 24 horas, o que é a expertise do negócio. Afinal, ali chegam todos os dias entre 80 e 110 caminhões, movimentando cerca de 400 toneladas de produtos por dia, sendo que as mais movimentadas são as bananas no hortifruti; o arroz na parte de mercearia e a cerveja no setor de bebidas.

Foto: Reprodução

“Isso é o que faz a diferença do olhar e do resultado. Temos de entregar uma boa variedade, uma boa qualidade e com preço justo, pois é isso que o nosso cliente nos cobra”, completa Severino Neto.

Segundo a gerente de Logística do Grupo São Luiz, Ana Lúcia Peixe, o CD possui atualmente 240 colaboradores, pois a gestão de estoque alinhada ao fluxo de mercadorias é fundamental para a operacionalidade do negócio. Ainda mais quando a expansão do local deve elevar o número de caminhões passando por ali para 180 por dia! E segundo o consultor de logística Paulo Alves, o mais importante do CD é que ele opera de modo ‘just in time’.

“Os estoques das lojas estão nas gôndolas e prateleiras, sendo que o CD realiza o reabastecimento diariamente. É o backstage de todas as filiais. O sistema avisa todas as noites o volume de produtos vendidos, para que as lojas sejam reabastecidas logo na manhã do dia seguinte”, explica Paulo Alves.

Fonte: Portal In

6 de janeiro de 2024 às 17:53

Banner topo arvo
banner topo – Shopping Aldeota
Banner Casa Linda Flor – Banner Logo
Banner topo – Conexão085
TOP BANNER – SHOPPING ALDEOTA
MIDDLE BANNER – SESI
MIDDLE BANNER – SENAI
Terrazo Shopping – Top banner
WD Passagens

Apoio e patrocinio