Gravado em Fortaleza, “Cabeça de Nêgo” é escolhido filme do ano pela APCA
Por Redação - Conexão085
Os membros da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) elegeram entre os melhores de 2021, na categoria cinema, o filme cearense “Cabeça de Nêgo” de Déo Cardoso. O drama aborda questões como, por exemplo, escola pública e violência racista.
A obra foi gravada inteiramente na capital cearense e estreou em outubro de 2021. No elenco estão Lucas Limeira, Val Perré e Jéssica Ellen. A duração do longa é de 86 minutos. Na estreia, o diretor Déo Cardoso falou que a ideia era levar o filme a lugares onde geralmente o conteúdo do mesmo não chegaria.
“A gente vai pra comunidades quilombolas, periferias do Brasil inteiro, já estamos marcando pra 2022 fazer esse acesso, esse movimento, que aí sim o filme vai chegar naquelas comunidades que não têm grana pra ter uma Globoplay ou Netflix em casa”, disse o cineasta.
Além do longa, outras produções cearenses foram escolhidas como as melhores nas categorias: artes visuais – “Terra em Transe no Museu Afro Brasil (600 imagens de 60 fotógrafos)”, foi eleito melhor fotografia; e na música – o rapper Don L, foi eleito artista do ano pelo disco “Roteiro Pra Aïnouz, Vol. 2”. A APCA é uma entidade brasileira sem fins lucrativos, criada em 1951, voltada para o jornalismo cultural, que reúne críticos de artes do estado de São Paulo.
2 de fevereiro de 2022 às 12:00