Glaucoma: o que é, causas, diagnóstico, tipos e tratamento. Por Dr. Régis Sá

Por Redação - Conexão085

Foto: Arquivo/Conexão 085

Nesta sexta-feira, 26 de maio, é celebrado o Dia Nacional do Combate ao Glaucoma, problema que afeta a visão e atualmente atinge cerca de 900 mil pessoas em todo o Brasil. A doença que atinge os olhos é provocada pela elevação da pressão ocular. É uma doença que não tem cura e quando não é tratada pode levar à cegueira.

O glaucoma é uma das principais causas de cegueira irreversível no mundo. E sendo uma doença que não tem cura o diagnóstico precoce se torna essencial.

Associado principalmente a fatores hereditários e fisiológicos, tem como principal fator de risco a elevação da pressão ocular. Para o correto diagnóstico é necessário a avaliação de médicos oftalmologistas especialistas, através de uma correta avaliação por exames complementares.

O glaucoma não tem cura! Mas, se corretamente tratado e constantemente acompanhado pode ser controlado e não progredir para danos estruturais no nervo ótico, danos estes que podem levar a cegueira.

Existem vários tipos de glaucoma, sendo os mais comuns o Glaucima crônico de ângulo aberto e o glaucoma de ângulo fechado. O tratamento adequado depende de um correto diagnóstico do tipo de glaucoma, passando desde da instilação de colírios, lasers, implantes intraoculares e cirurgia.

O diagnóstico precoce é essencial sendo recomendado, uma visita anual ao médico oftalmologista para a população em geral e em pessoas quem tem casos de glaucoma na família um acompanhamento mais efetivo se torna essencial.

Para maiores esclarecimentos Consulte seu médico oftalmologista!

Por Dr. Régis Sá

 

26 de maio de 2023 às 11:38

Banner topo arvo
banner topo – Shopping Aldeota
Banner Casa Linda Flor – Banner Logo
Banner topo – Conexão085
TOP BANNER – SHOPPING ALDEOTA
MIDDLE BANNER – SESI
MIDDLE BANNER – SENAI
Terrazo Shopping – Top banner
WD Passagens

Apoio e patrocinio