Galeria Espedito Seleiro e Museu do Couro recebem requalificação do entorno em Nova Olinda
Por Redação 085 - Conexão085
O Governo do Ceará entregou, nesta sexta-feira (28), a obra de revitalização do Calçadão José Roberto de Carvalho, em Nova Olinda, na região do Cariri. O equipamento compartilha espaço com o ateliê do artesão Mestre Espedito Seleiro, e integra a área do Museu do Ciclo do Couro.
As intervenções, segundo o Executivo, realçam as características arquitetônicas e culturais da vida no sertão caririense, em harmonia com o museu e com o ateliê do Mestre Espedito, para garantir conforto e segurança aos visitantes.
Com investimentos de R$ 590 mil, a obra incluiu a instalação de diversos elementos ornamentados, como cobertas e pilares de concreto trabalhados em revestimento de madeira, jardineiras e bancos.
Traz ainda painéis que permitem a dissipação de calor, iluminação com rebatedores que proporcionam efeito luminotécnico e cenográfico, além de pavimentação em piso intertravado. “A arte feita aqui leva o nome de Nova Olinda, do Cariri e do Ceará, atravessando cada vez mais os limites e as fronteiras. Porque é coisa de raiz, que tem toda a força de uma representação do nosso povo”, destacou a governadora Izolda Cela sobre a valorização do local revitalizado.
Mestre da Cultura Cearense
Em março, o Mestre Espedito foi homenageado com a Medalha Abolição 2020-2022 pelo Governo do Estado, em virtude de seus saberes populares na arte do couro, disseminados há mais de 70 anos.
“Eu me sinto muito bem [sendo reconhecido]. E isso é uma vontade minha, de manter a tradição da família, que, comigo, já são cinco gerações, já passando para a sexta”, comentou o artesão e Mestre da Cultura Cearense, Espedito Seleiro sobre ter seu trabalho e história reconhecida.
Da confecção de selas e trajes para vaqueiros sertanejos até a apresentação de sua arte em eventos de moda, exposições, novelas, filmes, livros, reportagens, pesquisas, entre outros, as criações do artesão já alcançaram destaque internacional.
Nascido em 29 de outubro de 1939 em Arneiroz, as vésperas de seu aniversário de 83 anos, Seu Espedito, como é conhecido pelos vizinhos e admiradores mais próximos, afirmou que não pretende parar de fazer o que ama. “A gente tem que fazer o que gosta. A vida só é boa quando se faz o que gosta”, finalizou.
29 de outubro de 2022 às 10:00