Galeria em Fortaleza traz exposição sobre Victor Brecheret e a Semana de Arte Moderna
Por Redação - Conexão085
A capital cearense recebe, nesta terça-feira (15), uma exposição especial em homenagem a “Victor Brecheret e a Semana de Arte Moderna de 1922″. A mostra traz um compilado de 50 obras de Brecheret e de outros artistas do modernismo brasileiro, e acontece até 22 de abril na Galeria Multiarte, localizada na Rua Barbosa de Freitas, 1727, Aldeota.
A exposição homenageia a trajetória do artista ítalo-brasileiro, Victor Brecheret, foi precursor da arte moderna na escultura brasileira e integrante da vanguarda artística do Brasil durante a primeira metade do século XX. O evento também faz alusão ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, celebrado neste ano.
A mostra traz obras que fizeram parte da Semana de Arte de 1922, no Theatro Municipal de São Paulo, de artistas como Anita Malfatti, Vicente do Rego Monteiro, Zina Aita, Helios Aristides Seelinger e Tarsila do Amaral.
Fazem parte do acervo, esculturas como “São Francisco com bandolim” (década de 1940) e “Cabeça feminina” (década de 1940), de Brecheret; o desenho “Cabeça de homem (verde)”, 1915-1916, de Anita Malfatti entre outras.
A curadoria da exposição é de Max Perlingeiro, e é apresentada pela Galeria Multiarte e pela Pinakotheke Cultural, em colaboração com o Instituto Victor Brecheret. Acompanha a mostra um catálogo com 84 páginas, com as imagens das obras e textos de Perlingeiro e da pesquisadora Daysi Peccinini.
Galerias
A Galeria Multiarte é um espaço voltado para arte que promove encontros com antropólogos, críticos, curadores, artistas, educadores e pesquisadores do circuito local e nacional de arte, estendendo a iniciativa para grupos de estudos continuados.
A galeria foi inaugurada em novembro de 1987 e já realizou cerca de 60 exposições gratuitas, coletivas ou individuais de artistas como Antônio Bandeira, Antônio Dias, Di Cavalcanti, Cícero Dias, Iberê Camargo, Raimundo Cela, Rubens Gerchmann, Pedro Américo, Cândido Portinari, Jaildo Marinho, Luciano Figueiredo, Miquel Barceló e Tomie Ohtake. Já a Pinakotheke Cultural começou as atividades em 1979, como organização especializada no planejamento e na produção de exposições e livros que têm como temática exclusiva a história da arte no Brasil.
Serviço:
Exposição “Victor Brecheret e Semana de Arte Moderna de 1922”
Abertura: 15 de março, 19h para convidados
Período de exposição: 15 de março a 22 de abril
Horário de visitação: das 10h às 19h
Local: Galeria Multiarte – Rua Barbosa de Freitas, 1727, Aldeota
Informações: 3261.7727
14 de março de 2022 às 14:32