Página Interna

Futebol cearense está confirmado na Série A de 2022

O Campeonato Brasileiro Série A, maior competição de futebol nacional, vai seguir com a participação dos dois maiores times do Estado, Ceará Sporting Club e Fortaleza Esporte Clube, em 2022. Faltando três rodadas para o fim da competição deste ano, os times já atingiram pontuações que eliminam as chances de rebaixamento.

Os dados são confirmados pelo departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especializado em estatísticas esportivas. Desde a incorporação dos pontos corridos no Brasileirão, em 2003, nenhum estado nordestino conseguiu esse feito de ter pelo menos dois clubes na elite do futebol nacional por quatro anos seguidos.

O futebol cearense também está próximo de garantir participação na principal competição de clubes da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol): a Taça Libertadores 2022. Segundo o departamento de matemática da UFMG, a probabilidade do Fortaleza se classificar é de 99,35%. Já para o Ceará, a estimativa é de 54,8%.

Ambos os times já estão ao menos com a vaga garantida na Copa Sul-Americana, segundo torneio mais importante a nível de clubes organizado pela Conmebol. O Ceará precisa manter sua presença no G-8 para conseguir a vaga na Libertadores, caso não, tem participação certa na Sul-Americana.

Futebol e economia

A manutenção dos clubes cearenses na Série A do Campeonato Brasileiro significa impacto na economia, inclusão social e mais investimentos na geração de emprego. O futebol hoje também faz parte dessa engrenagem que move a economia local, e todo mundo ganha, principalmente o torcedor cearense.

Também gera movimento e grandes jogos na Arena Castelão, principal equipamento esportivo do nosso Estado. A arena foi recentemente reformada e já está com a capacidade máxima de assentos: 63.904 lugares, um investimento de R$ 3,75 milhões.

A Arena Castelão vai completar, em 2021, pelo menos 83 jogos realizados pela Série A do Campeonato Brasileiro, e é o estádio que mais recebeu jogos neste ano. A segunda arena com mais jogos em 2021 é o Maracanã, no Rio de Janeiro, e em terceiro, o Mineirão, em Belo Horizonte.

Topo Logo

Apoio e patrocinio