Fundadora da Catarina Mina, Celina Hissa ministra palestra online nesta sexta
Por Redação 085 - Conexão085
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura promove nesta sexta-feira (28), a partir das 15h, a live “Tecendo Ideias: Cultura Feita à Mão”, com a presença da designer e empreendedora Celina Hissa, fundadora da marca autoral de moda genuinamente cearense Catarina Mina, de renome nacional e internacional.
Utilizando a metodologia aplicada no programa “Uma Conversa Sincera”, a empresária compartilhará sua experiência no projeto “Olê Rendeiras”, abordando desafios, reinvenções e processos do fazer artesanal. A palestra será transmitida no Youtube do Dragão do Mar e será acessível em Libras.
Celina Hissa é designer e mestre em comunicação social pela Universidade Federal do Ceará. Em seu trabalho de mestrado, pesquisou sobre modos de produção coletiva a partir da atuação de grupos de artistas de Fortaleza. Desenvolve trabalhos investigando a produção artesanal brasileira, dentre eles exposições de arte, design e outros.
Está à frente da Catarina Mina desde o seu começo, há 12 anos. Em 2014, lançou Uma Conversa Sincera, com a intenção de expor os custos envolvidos no processo de produção de cada uma das peças. “Um jeito de chamar atenção não só para as nossas prioridades, mas de questionar o que muitas vezes está posto na feitura de um produto de moda”, define a marca de moda, que foi a primeira no Brasil a lançar essa iniciativa.
Já o Projeto Olê Rendeiras foi criado em 2019, em parceria com a Qair Brasil e mais de 100 artesãs do interior do Ceará, no município do Trairi. A região é uma das maiores produtoras da renda de bilros do Brasil. Estima-se que são mais de cinco mil rendeiras, cerca de 10% da população.
Segundo a descrição da marca, “apesar do número de artesãs na região, muitas trabalhavam de forma individual, o que acaba inviabilizando a propagação e a potencialização desse trabalho. Por meio das oficinas Catarina Mina, em parceria com a Qair Brasil, está sendo possível articular esses grupos produtivos para que juntas possam levar o artesanato para mais e mais lugares.”
26 de janeiro de 2022 às 14:00